Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Presidente do Chade há três décadas Idriss Déby foi outra vez reeleito

O Presidente do Chade, Idriss Déby, que está no poder há 30 anos, foi reeleito para um sexto mandato com 79,32% dos votos expressos nas eleições presidenciais de 11 abril, anunciou esta segunda-feira o órgão eleitoral daquele país.

Presidente do Chade há três décadas Idriss Déby foi outra vez reeleito
Notícias ao Minuto

23:05 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Chade

A afluência às urnas de voto foi de 64,81%, anunciou o presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente, Kodi Mahamat Bam, acrescentando que os resultados ainda são provisórios.

O antigo primeiro-ministro de Déby, Albert Pahimi Padacké, ficou em segundo lugar com 10,32% dos votos expressos, enquanto Lydie Beassemda, a primeira mulher a candidatar-se à Presidência do Chade, ficou em terceiro lugar, com 3,16% dos votos.

Oficialmente havia nove candidatos a concorrer contra Déby, mas apenas seis acabaram por disputar a eleição com o Presidente reeleito, já que três anunciaram a saída da 'corrida' e apelaram um boicote às eleições.

Apesar disso, o Supremo Tribunal do Chade manteve os nomes nos boletins de voto.

A reeleição do marechal Déby era prevista, já que outros seis adversários são figuras com um peso político relativamente pequeno.

Idriss Déby governa o país desde 1990 com um "punho de ferro" segundo observadores internacionais.

Leia Também: Exército chadiano diz ter abatido mais de 300 rebeldes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório