Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Moçambique. Ministra da Justiça quer tribunais para crimes de guerra

A ministra da Justiça de Moçambique pediu esta segunda-feira a criação de tribunais específicos para julgar crimes de guerra em Cabo Delgado, onde as forças governamentais combatem grupos insurgentes há três anos.

Moçambique. Ministra da Justiça quer tribunais para crimes de guerra
Notícias ao Minuto

15:22 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Cabo Delgado

preciso reforçar e capacitar os tribunais de modo que haja um tratamento próprio para estes diferentes tipos de crime", declarou Helena Kida, falando à comunicação social, à margem de um evento público em Maputo.

A província de Cabo Delgado, Norte do país, é alvo há três anos de ataques classificados como terroristas, incursões que já causaram a morte de, pelo menos, 2.500 pessoas, segundo contabilidade feita pela Lusa, e uma crise humanitária com mais de 700 mil deslocados, segundo as Nações Unidas

Para a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, a criação de tribunais específicos para julgar crimes cometidos no conflito poderia garantir maior eficácia à atuação dos órgãos de justiça.

"Há necessidade de se ajustar as medidas para este tipo particular de crimes", frisou a governante.

A violência armada em Cabo Delgado ganhou uma nova escalada a 24 de março, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, a cerca de seis quilómetros dos multimilionários projetos de gás natural.

Os ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma com destino aos distritos de Nangade, Mueda, Montepuez e, sobretudo, Pemba (a capital provincial).

Leia Também: Moçambique: JSD apela a envolvimento da ONU na crise humanitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório