Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Cerca de 40 pessoas mortas em confrontos com alegados jihadistas no Mali

Cerca de 40 pessoas foram mortas durante a última semana no centro do Mali, em confrontos entre alegados 'jihadistas' e caçadores tradicionais, num conflito que já provocou mais de mil deslocados, anunciaram hoje as autoridades regionais.

Cerca de 40 pessoas mortas em confrontos com alegados jihadistas no Mali
Notícias ao Minuto

14:59 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Confrontos

Os confrontos aconteceram nas comunas rurais de Soye e Femaye, entre Mopti e Djenne, duas das principais cidades da região, e deixaram "cerca de 20 pessoas mortas" de cada lado, segundo um comunicado do gabinete do governador de Mopti, citado pela agência France-Presse (AFP).

"Tudo começou a partir de um antagonismo entre dois irmãos, dos quais um é caçadora e o outro próximo de alegados grupos 'jihadistas'", afirmou o governador.

Segundo uma fonte de segurança contactada pela AFP, os confrontos eclodiram após caçadores tradicionais terem decidido "retomar" e devolver ao povo uma parte do arroz recolhido como imposto por 'jihadistas'.

"Foi na segunda-feira, 12 de abril, que os confrontos começaram. Os terroristas incendiaram duas aldeias, antes de atacarem [a aldeia de] Maribougou", afirmou o porta-voz dos caçadores tradicionais de Mégou, em Djenne, Sidiki Diarra.

"Perdemos muitos caçadores [e] os sobreviventes mudaram-se para as aldeias vizinhas", acrescentou.

Segundo o governador foram destacados reforços do Exército do Mali.

O centro do Mali tem sido palco de violência desde a emergência, em 2015, de um grupo 'jihadista' liderado pelo pregador fula Amadou Koufa, filiado no grupo Al-Qaida no Magrebe Islâmico.

Os confrontos entre 'jihadistas' e milícias de autodefesa criadas por membros das etnias bambara e dogon multiplicaram-se, com estes últimos a serem frequentemente acusados de abusos contra civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório