Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Um morto, um desparecido e 100 mil deslocados após tufão nas Filipinas

Pelo menos uma pessoa morreu, outra está desaparecida e mais de 100 mil habitantes foram retirados das suas casas no leste e centro das Filipinas como medida de precaução devido ao Tufão Surigae, disseram hoje as autoridades locais.

Um morto, um desparecido e 100 mil deslocados após tufão nas Filipinas
Notícias ao Minuto

14:11 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Desastre

O tufão, no entanto, não deve chegar a terra, ainda de acordo com as autoridades.

O Surigae estava hoje à tarde a cerca de 500 quilómetros a leste da cidade de Infanta, na província de Quezon, com ventos sustentados de 195 quilómetros por hora e rajadas de até 240 quilómetros por hora.

A previsão é que se mova lentamente para o noroeste e, em seguida, mude para o leste, longe do norte das Filipinas na quinta-feira.

Vicente Malano, administrador da agência meteorológica do Governo filipino, disse que uma área de alta pressão que se estende da China ao Japão está a impedir o tufão de chegar ao interior do país.

Mesmo assim, a chuva e os ventos fortes provocados pelo tufão inundaram pelo menos 22 aldeias e causaram quedas de energia em quatro províncias.

Mais de 3.200 pessoas e 43 'ferries' e navios de carga ficaram presos em portos depois de a guarda costeira suspender as viagens marítimas enquanto o tufão se aproximava, disseram a agência governamental de gestão de desastres e a guarda costeira.

Um homem de 79 anos morreu na cidade de St. Bernard, na província de Leyte, no sul, após ser atingido por um coqueiro que caiu, disse a defesa civil filipina.

Outro morador da cidade de San Jose, na província de Samar do Norte, está desaparecido após se ter deslocado num barco a motor até uma ilha próxima para proteger os seus animais numa quinta.

Mais de 29.300 famílias ou 109.000 pessoas foram retiradas para abrigos de emergência como precaução em cinco províncias do leste da região de Bicol, segundo as autoridades.

Os autarcas disseram que precisam de mais centros de abrigo para garantir o distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

As Filipinas são um dos países mais atingidos no sudeste da Ásia pelo novo coronavírus, com registo de 945.745 infeções e 16.048 mortes.

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem as Filipinas anualmente.

O país também fica no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, uma região frequentemente atingida por terramotos e erupções vulcânicas, tornando a empobrecida nação um dos países mais propensos a desastres do mundo.

Leia Também: Filipinas convocam embaixador chinês devido a disputas no mar do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório