Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Plataforma digital deverá contribuir para debate político sobre futuro

Os cidadãos europeus podem contribuir desde hoje para o debate sobre o Futuro da Europa através de uma plataforma digital multilingue lançada especialmente para tal, esperando a presidência portuguesa da UE um debate "politicamente orientado".

Plataforma digital deverá contribuir para debate político sobre futuro

"Esperamos ter contribuições politicamente orientadas, é uma forma de ouvir a opinião e as recomendações dos cidadãos em questões específicas" como o ambiente, justiça ou emprego, exemplificou, em conferência de imprensa, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em nome da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

"Os contributos de todos os cidadãos serão agregados na plataforma digital", sendo que esta ferramenta "irá trazer os europeus para um espaço comum, os cidadãos estarão no centro da plataforma e da conferência" sobre o Futuro da Europa, salientou.

Ana Paula Zacarias disse ainda que "todas as opiniões serão agregadas, com toda a transparência" e acrescentou que a presidência portuguesa da UE vai "apelar aos Estados-membros para promoverem a plataforma e prepararem os respetivos eventos nacionais".

"Se esta conferência nos ajudar a avançar na democracia, primado da lei, nos direitos humanos e na paz e prosperidade, é importante darmos este passo", acrescentou.

A partir de hoje, cidadãos, escolas, instituições podem começar a colocar na plataforma não só as suas opiniões como eventos que organizam, mas todos devem respeitar a Carta da Conferência sobre o Futuro da Europa, que estabelece normas para um debate pan-europeu respeitoso.

O Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa é composto pelos três copresidentes do conselho executivo da Conferência, a comissária europeia da Democracia, Dubravka Suica, em representação da Comissão, a secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em representação do Conselho da UE, e o eurodeputado Guy Verhofstadt, pelo Parlamento Europeu, que hoje apresentaram, em conferência de imprensa, a plataforma.

A plataforma digital multilingue é acessível através do endereço https://futureu.europa.eu/.

Dubravka Suica defendeu, por seu lado, que esta é uma iniciativa sem precedentes e acrescentou esperar tantas contribuições quanto possível.

"Queremos que os cidadãos europeus sintam que podem influenciar as propostas das políticas europeias, este é o nosso objetivo", salientou a comissária.

O eurodeputado Guy Verhofstadt acrescentou ser esta "a primeira que a discussão se faz a nível europeu, aberta a cidadãos de todos os Estados-membros".

"Os cidadãos podem participar de diferentes formas, dando opiniões ou entrando nos debates, podem ainda ser ativistas, criando os seus próprios eventos e inserindo-os na plataforma", explicou.

A plataforma hoje lançada é, salientou Verhofstad, um dos quatro elementos chave da Conferência sobre o Futuro da Europa, a par da direção executiva que a organiza, da plenária onde se tomam decisões e se debatem conclusões e do painel de cidadãos.

"Em 09 de maio será lançada oficialmente a conferência e esperamos que o resultado desta seja o âmago das futuras reformas da UE", disse.

A conferência decorrerá até à primavera de 2022 presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a presidência rotativa do Conselho da UE, pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Leia Também: Plataforma digital para cidadãos debaterem futuro da Europa lançada hoje

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório