Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Irão "dá sempre boas-vindas" a diálogo com Riade

O Irão "dá sempre as boas-vindas" ao diálogo com a Arábia Saudita, afirmou hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, sem confirmar rumores de uma recente reunião entre altos funcionários dos dois países rivais.

Irão "dá sempre boas-vindas" a diálogo com Riade

"O importante é que o Irão dá sempre as boas-vindas ao diálogo com a Arábia Saudita e considera-o no interesse da população dos dois países, assim como da paz e da estabilidade na região, e este pensamento continuará", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Saïd Khatibzadeh.

Na sua conferência de imprensa semanal, o porta-voz não confirmou nem negou a realização da alegada reunião bilateral, noticiada pelo jornal britânico Financial Times.

Segundo o Financial Times, altos funcionários sauditas e iranianos reuniram-se dia 09 deste mês em Bagdad, nas primeiras conversações políticas significativas entre os dois países desde que cortaram relações diplomáticas em 2016, com o objetivo de reatar as relações bilaterais.

"Nós também vimos relatos publicados na imprensa", disse o porta-voz iraniano, considerando que por vezes as notícias foram "contraditórias".

A alegada reunião foi confirmada e negada por diferentes fontes anónimas citadas pelos 'media' árabes.

Rivais regionais, o Irão, xiita, e a Arábia Saudita, sunita, romperam relações diplomáticas em 2016 e acusam-se mutuamente de desestabilizar o Médio Oriente.

Os dois países, considerados as potências sunita e xiita do Médio Oriente, disputam-se há anos e apoiam partes rivais em conflitos como o do Iémen.

Leia Também: Negociações de Viena "estão no bom caminho" mas ainda falta tempo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório