Meteorologia

  • 17 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Negociações de Viena "estão no bom caminho" mas ainda falta tempo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão afirmou hoje que as negociações sobre o nuclear, que decorrem em Viena, "estão no bom caminho" alcançando "avanços" para recuperar o pacto de 2005 mas que ainda é "preciso tempo". 

Negociações de Viena "estão no bom caminho" mas ainda falta tempo
Notícias ao Minuto

13:22 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Irão

O porta-voz da diplomacia iraniana, Said Jatibzadeh, explicou que o facto de terem sido conseguidos avanços "não significa que o diálogo tenha chegado à fase final". 

"Estamos numa etapa difícil e complicada (...) creio que, neste momento, o diálogo foi conduzido para bom caminho", acrescentou numa conferência de imprensa.

Jatibzadeh indicou que em Viena decorrem contactos técnicos sobre o modo para eliminar "sanções opressivas" dos Estados Unidos e o regresso de Washington aos compromissos do acordo nuclear (JCPOA, nas siglas em inglês).  

Por outro lado, o embaixador russo que participa nas negociações disse hoje que as partes presentes em Viena iniciaram a "fase de redação de um texto" apesar de "poder ser" uma solução "não definitiva".

"Após duas semanas de deliberações podemos indicar com satisfação que as negociações estão na fase de redação" disse Mikhail Oulianov sem especificar que tipo de documento se trata.

"Estamos ainda longe de soluções concretas", acrescentou o diplomata russo.

O Irão e cinco potências mundiais (Estados Unidos, República Popular da China, Rússia, Reino Unido e Alemanha) firmaram em 2015 o acordo para limitar o programa atómico iraniano a troco do levantamento de sanções internacionais.

Os Estados Unidos, sob a Administração do Presidente Donald Trump, retiraram-se do acordo em 2018 e em seguida o Irão foi progressivamente desrespeitando os compromissos assumidos.

Leia Também: Morreu general iraniano responsável por atentados contra israelitas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório