Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia convoca embaixador checo após expulsão de diplomatas por Praga

A Rússia convocou o embaixador checo, na sequência da expulsão de 18 diplomatas de Moscovo pela República Checa, disse hoje uma fonte diplomática citada pela AFP.

Rússia convoca embaixador checo após expulsão de diplomatas por Praga
Notícias ao Minuto

19:48 - 18/04/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

A fonte disse apenas que o embaixador checo tinha sido convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em Moscovo, sem adiantar mais pormenores.

Moscovo já tinha prometido retaliar após a República Checa ter expulsado 18 diplomatas russos acusados de espionagem.

"Nós expressamos o nosso forte protesto às autoridades checas. Nós tomaremos medidas de retaliação que permitirão aos autores desta provocação ter plena consciência da sua responsabilidade na destruição dos alicerces (...) das relações entre os nossos países", indica num comunicado o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

Paralelamente à expulsão de 18 diplomatas russos identificados como agentes dos serviços de espionagem de Moscovo, Praga assegurou no sábado que tinha "provas irrefutáveis" que implicavam agentes do GRU, a inteligência militar russa, na explosão de um depósito de munições em Vrbetice, que matou duas pessoas em 2014.

A polícia checa indicou que procurava dois homens com passaportes russos pelo seu presumível envolvimento na explosão, com os mesmos nomes dos suspeitos da tentativa de envenenamento do ex-agente duplo Serguei Skripal, na Grã-Bretanha, em 2018, utilizando o agente nervoso russo novichok.

A Polónia anunciou na quinta-feira que expulsou três diplomatas russos acusados de "ações hostis", depois de os Estados Unidos terem tomado medidas semelhantes como resposta a uma série de atos imputados a Moscovo.

Hoje em Praga manifestantes atiraram ketchup às paredes da embaixada russa, pelo segundo dia consecutivo, e ergueram faixas com a frase "Não somos o quintal da Rússia" e agitaram bandeiras da União Europeia e da NATO.

O Reino Unido já expressou apoio à República Checa neste caso.

Leia Também: Moscovo promete "retaliação" a Praga por expulsão de diplomatas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório