Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

UE e EUA pedem a parlamentares georgianos que aprovem acordo

A União Europeia e os Estados Unidos pediram aos parlamentares georgianos que aprovassem um acordo de compromisso a ser apresentado hoje para encerrar a crise política naquele país do Cáucaso.

UE e EUA pedem a parlamentares georgianos que aprovem acordo
Notícias ao Minuto

17:21 - 18/04/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A União Europeia e os Estados Unidos apelam a todos os membros do Parlamento da Geórgia para que assinem o acordo que o Presidente do Conselho Europeu Charles Michel irá propor", declarou em comunicado conjunto a diplomacia europeia e norte-americana.

Nenhuma cópia do acordo político foi efetuada ainda, mas esta declaração ilustra a retomada efetiva das consultas entre Bruxelas e Washington sobre os vizinhos com fronteiras a sul e oeste da Rússia.

A Geórgia, uma ex-república soviética na Europa Oriental, está mergulhada numa crise política desde as eleições legislativas de outubro. A oposição afirma que os resultados foram fraudados para manter o Partido dos Sonhos da Geórgia no poder.

Os partidos de oposição exigiram novas eleições e recusaram-se a participar no novo parlamento.

A crise agravou-se em fevereiro com a prisão e julgamento do líder da principal coalizão da oposição, Nika Melia, acusado de instigar à violência durante os protestos de 2019.

O primeiro-ministro georgiano demitiu-se e milhares de apoiantes da oposição protestaram contra a detenção de Melia.

Charles Michel tentou fazer a mediação entre o Governo e a oposição, com o objetivo de diminuir a tensão e evitar que o país retroceda nas suas conquistas democráticas.

De acordo com a declaração conjunta entre a UE e os EUA, o acordo de compromisso proposto deve poder ser assinado por todos os parlamentares georgianos "de boa-fé", mas terão que mostrar "coragem" para superar as rivalidades partidárias.

O acordo proposto irá reforçar a independência do poder judiciário, melhorar o processo eleitoral e contribuir para a criação de um parlamento "que possa refletir melhor as vozes de todos os georgianos", segundo a mesma fonte.

Leia Também: Adolescente da Georgia constrói montanha russa no quintal. Ora veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório