Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Canadá regista segundo caso de coágulos após vacinação com AstraZeneca

O paciente, de acordo com as autoridades de saúde, está a recuperar.

Canadá regista segundo caso de coágulos após vacinação com AstraZeneca
Notícias ao Minuto

08:27 - 18/04/21 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

As autoridades de saúde do Canadá revelaram, no sábado, que foi registada no país norte-americano uma "reação adversa muito rara que envolve coágulos sanguíneos com baixa de plaquetas após imunização com a Covishield" (nome do imunizante da Oxford/AstraZeneca).

O doente, residente na província canadiana de Alberta, está a receber tratamento hospitalar e "está a recuperar", assegura a Autoridade de Saúde, que recorda que os relatos de "coágulos sanguíneos com baixa de plaquetas em pessoas vacinadas com a AstraZeneca continuam a ser muito raros". 

O registo deste caso mostra, como revela a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC, sigla em Inglês), "que o sistema de monitorização da vacina no Canadá está a funcionar". 

A PHAC considera que, com base na evidência científica internacional, "os benefícios da vacinação com a vacina da AstraZeneca superam os potenciais riscos". 

Recorde-se que o primeiro caso de coágulos desta natureza foi registado na passada terça-feira e, um dia depois, as autoridades de saúde garantiram que não iam restringir a administração do imunizante. 

Um conselho consultivo independente, como lembra a Reuters, tinha recomendado previamente que o Canadá disponibilizasse a vacina de Oxford apenas a pessoas com menos de 55 anos. 

O Canadá tem desenvolvido esforços para intensificar a campanha de vacinação, mas tem ainda uma percentagem menor de inoculados quando comparado com outros países, tais como os EUA e a Grã-Bretanha.

A combater uma terceira vaga da pandemia, Ontário, a região mais populosa do país, anunciou novas restrições na passada sexta-feira, entre as quais o encerramento de fronteiras. 

Leia Também: AO MINUTO: Alemanha homenageia mortos; 2.º caso de coágulos no Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório