Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro do Quirguistão promove cura para Covid, mas poderá ser venenosa

Uma especialista tem vindo a alertar que o tónico contém um veneno potencialmente letal na sua composição.

Ministro do Quirguistão promove cura para Covid, mas poderá ser venenosa
Notícias ao Minuto

23:18 - 17/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O ministro da Saúde do Quirguistão anunciou na sexta-feira que o país vai usar um tónico herbal para tratar a Covid-19, depois de o presidente do país já ter elogiado o remédio. No entanto, uma especialista alerta que o líquido poderá conter um veneno potencialmente letal na sua composição.

O ministro Alymkadyr Beishenaliyev bebeu a solução feita a partir de raízes de 'aconitum soongaricum', uma planta nativa do país, para demonstrar que era segura, durante uma conferência de imprensa transmitida online, refere a Reuters.

"Aqueles com sintomas leves recuperam num dia, quem tiver uma forma mais aguda da doença demora três a quatro dias", afirmou ainda.

O presidente do país, Sadyr Japarov, terá dado pessoalmente aos médicos uma receita passada para si pelo seu pai para criar o tónico. No entanto, Bermet Baryktabasova, uma especialista em medicamentos e antiga conselheira do ministério da Saúde local, descreveu o 'aconitum' como "a planta mais venenosa do Quirguistão".

"Mesmo as menores doses feitas a partir do seu extrato têm um forte efeito negativo no corpo e a pessoa pode morrer rapidamente", disse, acrescentando que parece que estão "a regressar à Idade Média".

O Quirguistão notificou mais de 90 mil casos de Covid-19 e mais de 1.500 mortes.

Leia Também: Quase 80% dos quirguizes votam a favor de modelo presidencial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório