Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Ministro do Quirguistão promove cura para Covid, mas poderá ser venenosa

Uma especialista tem vindo a alertar que o tónico contém um veneno potencialmente letal na sua composição.

Ministro do Quirguistão promove cura para Covid, mas poderá ser venenosa

O ministro da Saúde do Quirguistão anunciou na sexta-feira que o país vai usar um tónico herbal para tratar a Covid-19, depois de o presidente do país já ter elogiado o remédio. No entanto, uma especialista alerta que o líquido poderá conter um veneno potencialmente letal na sua composição.

O ministro Alymkadyr Beishenaliyev bebeu a solução feita a partir de raízes de 'aconitum soongaricum', uma planta nativa do país, para demonstrar que era segura, durante uma conferência de imprensa transmitida online, refere a Reuters.

"Aqueles com sintomas leves recuperam num dia, quem tiver uma forma mais aguda da doença demora três a quatro dias", afirmou ainda.

O presidente do país, Sadyr Japarov, terá dado pessoalmente aos médicos uma receita passada para si pelo seu pai para criar o tónico. No entanto, Bermet Baryktabasova, uma especialista em medicamentos e antiga conselheira do ministério da Saúde local, descreveu o 'aconitum' como "a planta mais venenosa do Quirguistão".

"Mesmo as menores doses feitas a partir do seu extrato têm um forte efeito negativo no corpo e a pessoa pode morrer rapidamente", disse, acrescentando que parece que estão "a regressar à Idade Média".

O Quirguistão notificou mais de 90 mil casos de Covid-19 e mais de 1.500 mortes.

Leia Também: Quase 80% dos quirguizes votam a favor de modelo presidencial

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório