Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Timor-Leste: Portugal apoiou intervenções imediatas e estruturantes

O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que Portugal apoiou Timor-Leste, na sequência das cheias provocadas pelo ciclone Seroja, com um conjunto de intervenções imediatas e estruturantes.

Timor-Leste: Portugal apoiou intervenções imediatas e estruturantes
Notícias ao Minuto

11:24 - 17/04/21 por Lusa

Mundo Cheias

"Portugal tem apoiado aos esforços do Governo de Timor-Leste na sequência das cheias do passado dia 4 de abril, que atingiram os 13 municípios do país, sendo a capital, Díli, a mais afetada", indicou, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

A atuação de Portugal consistiu assim num conjunto de intervenções de resposta imediata e em apoios estruturantes.

No total, foram mobilizados 100 mil euros de resposta de emergência.

Conforme avançou o executivo, neste âmbito, através da embaixada de Portugal em Díli, Portugal tem apoiado a população desalojada com a entrega de bens essenciais, nomeadamente, alimentares, de higiene, colchões e utensílios de utilização doméstica.

Em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi também assegurada a disponibilização de água potável às populações isoladas.

"Tendo em conta o elevado número de crianças que se encontram nos centros de acolhimento, têm igualmente sido entregues livros e materiais ludopedagógicos destinados a essas crianças", acrescentou.

Já no âmbito da ação conjunta para a educação em Timor-Leste, a UNICEF mobilizou voluntários para a dinamização de atividades de aprendizagem nos centros de acolhimento.

Após a destruição de algum equipamento de proteção individual (EPI), como máscaras e luvas, Portugal está a apoiar a reposição destes materiais.

A compra e colocação local de EPI, no montante de 75 mil euros, está a ser operacionalizada através da UNICEF.

"Numa segunda fase, após o levantamento das necessidades atualmente a ser levado a cabo pelas competentes autoridades em Timor-Leste, e tendo em conta planeamento das prioridades que vier a ser definido, Portugal pretende apoiar um projeto concreto de reabilitação em domínio considerado estruturante", apontou o Governo português.

Nos domínios da solidariedade social e inclusão, vão ainda ser antecipados os apoios anualmente contratualizados para uma maior capacidade de resposta das instituições de solidariedade social.

Paralelamente, estão a decorrer iniciativas de voluntariado de cidadãos portugueses anónimos.

Na sexta-feira, a União Europeia atribuiu 100.000 euros de financiamento de emergência a Timor-Leste para apoiar necessidades humanitárias resultantes da passagem do ciclone tropical Seroja, e ainda 50.000 euros à Indonésia para o mesmo efeito.

O ciclone Seroja atingiu Timor-Leste entre os dias 29 de março e 4 de abril, causando inundações e deslizamentos de terras, com particular expressão na capital Díli e nas zonas baixas circundantes e provocou pelo menos 36 mortos e uma dezena de desaparecidos.

Chuvas torrenciais e ventos causaram cheias repentinas históricas que danificaram casas, terrenos agrícolas, e infraestruturas críticas, incluindo linhas elétricas e redes de comunicações, em oito municípios de Timor-Leste.

Leia Também: Covid-19: Mais 55 casos nas últimas 24 horas em Timor-Leste

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório