Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Diplomata ucraniano detido pelos serviços de segurança russos

Um diplomata ucraniano foi detido pelos serviços de segurança russos (FSB), sob acusação de ter recebido informações sensíveis de um cidadão russo, anunciaram hoje os FSB.

Diplomata ucraniano detido pelos serviços de segurança russos
Notícias ao Minuto

11:11 - 17/04/21 por Lusa

Mundo Rússia

"Um diplomata ucraniano, cônsul do consulado geral da Ucrânia em S. Petersburgo, Alexandre Sossoniouk, foi detido na sexta-feira pelo FSB", disse e comunicado.

Segundo os serviços de segurança russos, Sossoniouk foi detido em flagrante durante um encontro com um cidadão russo onde procurava receber informações classificadas como secretas.

"Tal atividade é incompatível com o estatuto diplomático e de natureza claramente hostil à Federação Russa", comentaram os FSB, acrescentando que "as medidas" em causa seriam tomadas contra ela "de acordo com o direito internacional".

Desde a anexação da Crimeia por Moscovo e o início do conflito no leste da Ucrânia, a Rússia deteve vários cidadãos ucranianos sob a acusação de espionagem, mas a prisão de um diplomata é rara.

Nas últimas semanas, as tensões aumentaram entre os dois países, com Kiev a acusar Moscovo de reunir militares na sua fronteira na tentativa de destruir o Estado ucraniano.

Kiev está em guerra com os separatistas, oficialmente apoiados por Moscovo - sem ajuda militar, segundo Moscovo, negando as acusações ocidentais - desde 2014, e com os confrontos a intensificarem-se desde o início do ano, prejudicando o cessar-fogo assinado em julho de 2020.

Leia Também: MNE da UE reúnem-se para discutir situação em Cabo Delgado e na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório