Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Diplomata ucraniano detido pelos serviços de segurança russos

Um diplomata ucraniano foi detido pelos serviços de segurança russos (FSB), sob acusação de ter recebido informações sensíveis de um cidadão russo, anunciaram hoje os FSB.

Diplomata ucraniano detido pelos serviços de segurança russos
Notícias ao Minuto

11:11 - 17/04/21 por Lusa

Mundo Rússia

"Um diplomata ucraniano, cônsul do consulado geral da Ucrânia em S. Petersburgo, Alexandre Sossoniouk, foi detido na sexta-feira pelo FSB", disse e comunicado.

Segundo os serviços de segurança russos, Sossoniouk foi detido em flagrante durante um encontro com um cidadão russo onde procurava receber informações classificadas como secretas.

"Tal atividade é incompatível com o estatuto diplomático e de natureza claramente hostil à Federação Russa", comentaram os FSB, acrescentando que "as medidas" em causa seriam tomadas contra ela "de acordo com o direito internacional".

Desde a anexação da Crimeia por Moscovo e o início do conflito no leste da Ucrânia, a Rússia deteve vários cidadãos ucranianos sob a acusação de espionagem, mas a prisão de um diplomata é rara.

Nas últimas semanas, as tensões aumentaram entre os dois países, com Kiev a acusar Moscovo de reunir militares na sua fronteira na tentativa de destruir o Estado ucraniano.

Kiev está em guerra com os separatistas, oficialmente apoiados por Moscovo - sem ajuda militar, segundo Moscovo, negando as acusações ocidentais - desde 2014, e com os confrontos a intensificarem-se desde o início do ano, prejudicando o cessar-fogo assinado em julho de 2020.

Leia Também: MNE da UE reúnem-se para discutir situação em Cabo Delgado e na Ucrânia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório