Rússia retalia contra decisão de Varsóvia expulsa de 5 diplomatas polacos

A Rússia anunciou hoje que vai expulsar cinco diplomatas polacos como medida de retaliação à decisão assumida na quinta-feira por Varsóvia, que em "solidariedade" para com os Estados Unidos ordenou a expulsão de três diplomatas russos.

O jornal de investigação russo Novaya Gazeta, um dos símbolos da imprensa independente na Rússia, disse hoje que foi derramado um produto químico desconhecido na entrada da sua redação, em Moscovo, já anteriormente alvo de ataques.

© Getty Imagens

Lusa
16/04/2021 21:26 ‧ 16/04/2021 por Lusa

Mundo

Rússia

 

"dummyPub">

"Percebemos a rapidez com que Varsóvia jogou o jogo da administração norte-americana, exigindo a saída de três diplomatas russos da Polónia. Por sua vez, cinco diplomatas polacos serão expulsos da Rússia", anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

No mesmo dia em que os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram um novo conjunto de pesadas sanções financeiras contra a Rússia, visando 32 entidades e pessoas, e a expulsão de 10 funcionários diplomáticos da missão russa na capital norte-americana, a Polónia (país que integra a NATO como os norte-americanos) divulgou que ia expulsar três diplomatas russos acusados de "ações hostis".

Ao manifestar a sua "total solidariedade" com as sanções e as expulsões de diplomatas anunciadas por Washington, o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco afirmou, na quinta-feira, que "as decisões tomadas em conjunto com os aliados (...) são a resposta mais apropriada às ações hostis da Federação Russa".

A decisão da administração norte-americana foi uma resposta a um ataque informático ocorrido em 2020, agora formalmente imputado à Rússia, que através de uma empresa de 'software' norte-americana, a SolarWinds, conseguiu introduzir códigos maliciosos e ter acesso às redes de várias agências federais norte-americanas.

A par de outras ações "imprudentes", a administração norte-americana também acusou na quinta-feira a Rússia de tentar interferir nas eleições presidenciais de 2020, que acabaram por ditar a vitória do atual Presidente Joe Biden.

As sanções anunciadas pela Casa Branca acontecem num momento particularmente delicado das relações diplomáticas entre os EUA e a Rússia.

Já hoje a diplomacia russa avançou que vai expulsar 10 diplomatas norte-americanos em Moscovo como retaliação a idêntica medida tomada pelos EUA, tendo ainda "recomendado" o regresso a Washington do embaixador norte-americano na capital russa, John Sullivan.

Leia Também: Rússia proíbe entrada no seu território a vários altos dirigentes dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas