Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

NATO exige à Rússia livre acesso aos portos ucranianos do mar de Azov

A NATO manifestou hoje "inquietação" relacionada com manobras navais em redor da Crimeia, a península anexada por Moscovo em 2014, e exigiu que a Rússia garanta o "livre acesso" aos portos ucranianos do mar de Azov.

NATO exige à Rússia livre acesso aos portos ucranianos do mar de Azov
Notícias ao Minuto

19:16 - 16/04/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Pedimos à Rússia que garanta o livre acesso aos portos ucranianos do mar de Azov e permita a liberdade de navegação", indicou em comunicado uma porta-voz da Aliança.

O texto considera que a restrição de acesso a certas zonas do mar Negro e do estreito de Kerch [que o une ao mar de Azov] "constituiria uma ação injustificada" e reveladora de "um comportamento desestabilizador por parte da Rússia".

A porta-voz da NATO apelou a uma "imediata redução da escalada" de Moscovo nesta região, de novo assinalada por fortes tensões.

A Rússia vai limitar até outubro a navegação de navios militares e embarcações estatais estrangeiras nas três zonas da Crimeia, com uma situada ao largo de Kerch, indicou hoje o Ministério da Defesa russo.

Esta zona é a mais controversa pelo facto de a passagem entre os mares Negro e de Azov ser crucial para as exportações de cereais ou de aço produzidos na Ucrânia.

Diversos atritos já ocorreram no estreito de Kerch, reivindicado por Moscovo na sequência da anexação da Crimeia.

Em 2018, a Rússia apresou três navios militares ucranianos.

As tensões russo-ucranianas têm-se agravado desde há várias semanas, com a Ucrânia e acusar Moscovo de procurar um pretexto para invadir o país, e a Rússia a acusar Kiev de preparar uma ofensiva contra os separatistas russófonos do leste ucraniano.

Na perspetiva da NATO, as manobras navais de Moscovo e o reforço da presença militar russa na Crimeia "constituem novas ameaças para a independência da Ucrânia e comprometem a estabilidade do conjunto da região".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório