Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

NATO exige à Rússia livre acesso aos portos ucranianos do mar de Azov

A NATO manifestou hoje "inquietação" relacionada com manobras navais em redor da Crimeia, a península anexada por Moscovo em 2014, e exigiu que a Rússia garanta o "livre acesso" aos portos ucranianos do mar de Azov.

NATO exige à Rússia livre acesso aos portos ucranianos do mar de Azov

"Pedimos à Rússia que garanta o livre acesso aos portos ucranianos do mar de Azov e permita a liberdade de navegação", indicou em comunicado uma porta-voz da Aliança.

O texto considera que a restrição de acesso a certas zonas do mar Negro e do estreito de Kerch [que o une ao mar de Azov] "constituiria uma ação injustificada" e reveladora de "um comportamento desestabilizador por parte da Rússia".

A porta-voz da NATO apelou a uma "imediata redução da escalada" de Moscovo nesta região, de novo assinalada por fortes tensões.

A Rússia vai limitar até outubro a navegação de navios militares e embarcações estatais estrangeiras nas três zonas da Crimeia, com uma situada ao largo de Kerch, indicou hoje o Ministério da Defesa russo.

Esta zona é a mais controversa pelo facto de a passagem entre os mares Negro e de Azov ser crucial para as exportações de cereais ou de aço produzidos na Ucrânia.

Diversos atritos já ocorreram no estreito de Kerch, reivindicado por Moscovo na sequência da anexação da Crimeia.

Em 2018, a Rússia apresou três navios militares ucranianos.

As tensões russo-ucranianas têm-se agravado desde há várias semanas, com a Ucrânia e acusar Moscovo de procurar um pretexto para invadir o país, e a Rússia a acusar Kiev de preparar uma ofensiva contra os separatistas russófonos do leste ucraniano.

Na perspetiva da NATO, as manobras navais de Moscovo e o reforço da presença militar russa na Crimeia "constituem novas ameaças para a independência da Ucrânia e comprometem a estabilidade do conjunto da região".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório