Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Zelensky admite regresso do cessar-fogo após cimeira com Macron e Merkel

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse hoje esperar um regresso ao cessar-fogo no conflito no leste da Ucrânia na próxima semana, na sequência de uma cimeira tripartida com Emmanuel Macron e Ângela Merkel em Paris.

Zelensky admite regresso do cessar-fogo após cimeira com Macron e Merkel
Notícias ao Minuto

17:10 - 16/04/21 por Lusa

Mundo Ucrânia:

"Esperamos o regresso [do cessar-fogo] após uma reunião dos conselheiros dos dirigentes ucraniano, russo, alemão e francês prevista para segunda-feira", declarou aos 'media', e quando os confrontos armados entre forças ucranianas e separatistas pró-russos se têm agravado desde o início de 2021.

Zelensky também apelou à realização de uma cimeira com os seus homólogos russo, Vladimir Putin, francês Emmanuel Macron e a chanceler Angela Merkel, para tentar desanuviar as tensões com Moscovo.

"Desejava que participássemos os quatro" para discutir "a situação securitária no leste da Ucrânia e a desocupação dos territórios", declarou em Paris após o encontro com Macron e no qual Merkel participou em videoconferência.

No decurso do encontro, os dirigentes francês, alemão e ucraniano partilharam as suas "preocupações sobre o aumento das tropas russas na fronteira com a Ucrânia e ainda na Crimeia ilegalmente anexada", segundo o comunicado divulgado pelo gabinete de Merkel.

A chanceler alemã, e ainda os Presidentes francês e ucraniano, apelaram a uma retirada "destes reforços de tropas para garantir um desanuviamento".

Merkel e Macron "sublinharam o seu apoio à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia" e ainda a "necessidade de uma aplicação na íntegra dos acordos de Minsk pelas duas partes", assegurando no comunicado que Paris e Berlim vão "prosseguir os seus esforços no quadro do formato Normandia", o diálogo quadripartido com Kiev e Moscovo.

Desde há várias semanas que se registam confrontos entre Kiev e as forças russófonos ao longo da linha da frente na região do Donbass (leste da Ucrânia), enquanto dezenas de milhares de soldados russos foram deslocados para junto da fronteira com o país vizinho, após o Kremlin acusar Kiev de preparar uma ofensiva militar.

Leia Também: Rússia limita navegação em três zonas da Crimeia até outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório