Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Confrontos entre pastores e agricultores no Chade provocam 77 mortos

Pelo menos 77 pessoas foram mortas esta semana na província de Salamat, no leste do Chade, durante vários confrontos violentos em três noites consecutivas entre agricultores e pastores, confirmaram hoje autoridades chadianas e residentes locais.

Confrontos entre pastores e agricultores no Chade provocam 77 mortos
Notícias ao Minuto

15:56 - 16/04/21 por Lusa

Mundo Chade

"Fomos surpreendidos por um grupo armado com flechas e armas, que começou a disparar contra nós, sem parar para perguntar, a dizer tínhamos matado um irmão, e tivemos de nos defender durante toda a noite", disse à agência de notícias espanhola, Efe, Mahmat Abdoulaye, um comerciante em Siheb, uma aldeia agrícola que sofreu o primeiro ataque de pastores na quarta-feira à noite, depois de estes terem encontrado o corpo de um companheiro nas proximidades.

O confronto durou até às primeiras horas da manhã de quinta-feira, segundo esta testemunha e as autoridades provinciais, e resultou na morte de 31 agricultores e 23 pastores.

A população de Siheb, com a ajuda de vizinhos de uma aldeia nas proximidades, Ambarit, retaliou na noite de quinta-feira, invadindo o campo dos pastores, localizado a cerca de 25 quilómetros da aldeia. Desta vez, os confrontos resultaram na morte de 17 pastores e 6 agricultores.

"Em seguida, os pastores decidiram vingar-se, até que, por volta das 04:00 de sexta-feira, as forças da ordem de Am Timan, capital da província, conseguiram acalmar os dois lados", disse à EFE Mahmat Djarma, um residente de Ambarit.

Os confrontos entre agricultores e pastores em disputas por terras dão expressão a um dos conflitos mais antigos na região do Sahel, agravado nos últimos anos com o avanço do deserto, a crise climática e a diminuição de terras adequadas para o cultivo e alimentação do gado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório