Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Eis as fotos vencedoras do World Press Photo 2021

O fotógrafo português Nuno André Ferreira está entre os distinguidos.

Notícias ao Minuto

09:36 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo World Press Photo

A organização do World Press Photo anunciou esta quinta-feira os 45 vencedores de 28 países, selecionados entre os finalistas em várias categorias do prémio internacional de fotografia e fotojornalismo.

Entre os vencedores está o fotojornalista Nuno André Ferreira com uma imagem captada em setembro de 2020, num incêndio que começou em Oliveira de Frades (Viseu) e espalhou-se pelos concelhos vizinhos. Na foto vê-se um bebé, num carro, perante o cenário aterrador de um grande fogo.

O prémio da Fotografia do Ano foi para uma imagem captada pelo fotógrafo dinamarquês Mads Nissen, em 5 de agosto de 2020, da brasileira Rosa Luzia Lunardi, de 85 anos, a ser abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, no lar Viva Bem, em São Paulo, no Brasil.

Foi o primeiro abraço que a idosa recebeu em cinco meses, e, mesmo assim, devido à pandemia, através de uma cortina de plástico especial, transparente, que permite o contacto sem contágio.

Reportagens sobre a explosão que destruiu parte de Beirute, no Líbano, a disputa da região de Nagorno-Karabakh, os incêndios na Amazónia, migrantes africanos em Itália e uma unidade de cuidados paliativos em França eram outros temas que competiam para os prémios de fotografia World Press Photo, numa edição muito marcada pela Covid-19, em trabalhos de vários dos candidatos.

Os prémios World Press Photo foram criados em 1955 em Amesterdão e são ainda considerados os mais prestigiados para o fotojornalismo.

Na história deste prémio internacional de fotografia há alguns premiados portugueses, entre os quais Eduardo Gageiro, Miguel Barreira, João Silva, Daniel Rodrigues e Mário Cruz, que também trabalha na agência Lusa.

Leia Também: Fotojornalista Nuno André Ferreira vence 3.º prémio no World Press Photo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório