Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Falha no sistema de proteção do reator parou central nuclear em Tarragona

Uma falha no sistema de proteção do reator obrigou na última madrugada a uma paragem da central nuclear Ascó 1, em Tarragona (Catalunha), informou hoje o Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha.

Falha no sistema de proteção do reator parou central nuclear em Tarragona
Notícias ao Minuto

00:00 - 16/04/21 por Lusa

Mundo Central nuclear

A causa desta ação do sistema de proteção do reator foi uma falha na placa eletrónica que provocou o encerramento imediato das três válvulas de controlo de água da alimentação principal.

O encerramento destas válvulas originou uma pressão elevada na descarga das turbo bombas de água da alimentação principal, o que provocou a sua paragem, seguida da paragem da própria turbina e, por estar com a potência acima de 34%, também a do reator.

O incidente provocou ainda o arranque automático do sistema de água de alimentação auxiliar, composto por duas bombas motoras e uma turbo bomba, apesar de a turbo bomba ter disparado e sido declarada inoperacional.

A central nuclear estava a operar a 100%, no designado modo 1, quando ocorreu o incidente e encontra-se, agora, no modo 3, estável.

Segundo o CSN, o incidente não teve impacto nos trabalhadores, na população ou no meio ambiente.

No entanto, ainda não foi classificado na escala INES (Escala Internacional de Acidentes Nucleares), composta por sete níveis, uma vez que os acontecimentos ainda estão a ser avaliados.

Leia Também: Produção de urânio a 60% é resposta à "maldade" israelita, diz Rohani

Recomendados para si

;
Campo obrigatório