Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente nigeriano regressa ao país após tratamento em Londres

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, 78 anos, regressou hoje ao seu país, duas semanas depois de ter partido para Londres por razões médicas, anunciaram conselheiros do chefe de Estado nigeriano.

Presidente nigeriano regressa ao país após tratamento em Londres
Notícias ao Minuto

19:40 - 15/04/21 por Lusa

Mundo Muhammadu Buhari

Na plataforma social Twitter, Johannes Tobi, próximo do Presidente, partilhou várias fotos de Buhari a sair do seu avião, na capital federal nigeriana, Abuja, escrevendo que este "está de volta".

"O Presidente Muhammadu Buhari regressou a Abuja esta tarde após uma viagem privada a Londres", escreveu também Bashir Ahmad, um dos seus porta-vozes.

No final de março, a equipa do Presidente tinha anunciado a viagem de duas semanas para "uma visita médica de rotina" à capital britânica.

A sua partida desencadeou um debate aceso no país mais populoso de África, onde o sistema de saúde apresenta várias falhas, incluindo um parco número de médicos - cerca de 42.000 para 200 milhões de habitantes.

A saúde do antigo general foi também tema de debate durante a última campanha eleitoral, em 2019, com a oposição a afirmar que este não estava fisicamente apto para governar.

Um ano após a sua primeira eleição, entre maio de 2016 e meados de 2017, Buhari deslocou-se várias vezes até Londres para receber tratamentos para uma doença que nunca foi revelada.

Na ocasião, Buhari afirmou que "nunca tinha estado tão doente" e que foi alvo de várias transfusões de sangue.

Desde então, o chefe de Estado nigeriano realizou várias visitas a Londres por motivos pessoas ou por questões médicas.

Leia Também: Nigéria. Oito mortos e milhares de refugiados após ataque em Damasak

Recomendados para si

;
Campo obrigatório