Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Quatro detidos por venda de testes negativos falsos em Maputo

Quatro pessoas foram detidas por suspeita de venda de falsos testes negativos para a covid-19 na província de Maputo, sul de Moçambique, anunciou o Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic).

Quatro detidos por venda de testes negativos falsos em Maputo
Notícias ao Minuto

16:25 - 15/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O porta-voz do Sernic, Hilário Lole, citado esta quinta-feira pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), avançou que os quatro suspeitos foram detidos no posto administrativo de Ressano Garcia, na fronteira com a África do Sul.

Os suspeitos vendiam cada teste por três mil meticais (40,6 euros) e vão responder pelos crimes de falsificação de documentos, corrupção passiva e associação para delinquir.

No âmbito do combate à pandemia de covid-19, as autoridades sul-africanas apenas permitem a entrada no seu país de cidadãos estrangeiros com teste negativo para o novo coronavírus, acontecendo o mesmo do lado de Moçambique.

Em dezembro, milhares de moçambicanos ficaram retidos na fronteira de Ressano Garcia por terem sido apanhados de surpresa com a exigência de teste à covid-19 pelos serviços fronteiriços sul-africanos.

Moçambique tem um acumulado de 794 mortes e 68.927 casos de covid-19, 87% dos quais recuperados, segundo a mais recente atualização de dados do Ministério da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.974.651 mortos no mundo, resultantes de mais de 138,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Moçambique. Crianças que fogem da violência demoram a confiar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório