Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Comissões do PE recomendam aprovação do acordo futuro UE-Reino Unido

As comissões de Assuntos Externos e de Comércio Internacional do Parlamento Europeu votaram hoje a favor do acordo que estabelece as regras das futuras relações entre União Europeia (UE) e Reino Unido, recomendando a sua aprovação pelo plenário.

Comissões do PE recomendam aprovação do acordo futuro UE-Reino Unido
Notícias ao Minuto

16:33 - 15/04/21 por Lusa

Mundo Brexit

Numa votação realizada esta tarde nestas comissões parlamentares -- com 108 votos a favor, um contra e quatro abstenções --, os eurodeputados recomendaram que o plenário do Parlamento aprove o acordo.

Em fevereiro passado, a Comissão Europeia propôs o prolongamento, até 30 de abril, da aplicação provisória do acordo de comércio e cooperação celebrado entre Bruxelas e Londres, dado o atraso no processo de ratificação por parte da UE.

Finalizado em 24 de dezembro de 2020, o Acordo de Comércio e Cooperação entre o Reino Unido e a UE já foi ratificado pelas instituições britânicas, mas ainda tem de ser ratificado pelo Parlamento Europeu, tendo sido desde então aplicado de maneira provisória por questões meramente técnicas.

Para que o acordo entre em vigor permanentemente, é necessária a aprovação do Parlamento Europeu, o que poderá acontecer na sessão plenária marcada para o final do mês, embora ainda não haja um compromisso sobre datas.

A assembleia europeia tem vindo a defender que a aplicação provisória deste acordo é o resultado de um conjunto único de circunstâncias e um exercício que não deve ser repetido.

O Acordo de Comércio garante o acesso mútuo dos mercados sem quotas nem taxas aduaneiras em termos de mercadorias, mas deixa de fora alguns setores de serviços como o financeiro.

O Reino Unido abandonou a UE a 31 de janeiro de 2020.

Leia Também: UE e Londres reúnem-se quinta-feira para abordar protocolo irlandês

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório