Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Michel vai representar UE nos 30 anos de independência da Ucrânia

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai representar a União Europeia (UE) nas cerimónias dos 30 anos da independência da Ucrânia, em final de agosto, tendo a líder do executivo comunitário declinado, por sua parte, o convite.

Michel vai representar UE nos 30 anos de independência da Ucrânia
Notícias ao Minuto

17:08 - 15/04/21 por Lusa

Mundo Ucrânia

Charles Michel aceitou um convite do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para participar na cerimónia, enquanto a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, anunciou, através do seu porta-voz, que não estará presente na cerimónia.

"A presidente não deverá mudar de posição, mas a Comissão [Europeia] estará representada ao nível mais apropriado", disse, na habitual conferência de imprensa diária, o porta-voz da instituição, Eric Mamer.

Mamer adiantou que Von der Leyen ainda não teve oportunidade de declinar devidamente o convite de Zelensky, mas que o fará em curto prazo, encerrando uma polémica sobre a eventualidade de ter sido o seu chefe de gabinete a responder ao Presidente ucraniano.

Ursula von der Leyen "irá responder ela mesma ao Presidente ucraniano", disse Mamer, garantindo que todas as respostas aos chefes de Estado e de Governo terão a assinatura da líder europeia, salientou, garantindo que nenhuma missiva foi ainda enviada para Kiev.

O porta-voz acrescentou também que "a Comissão Europeia apoia a Ucrânia e a presidente espera poder reiterar esta posição em breve, num encontro com o Presidente Zelensky mesmo antes da data" em que se celebra o 30.º aniversário da independência do país.

"A presidente apoia completamente os acordos de Minsk", sublinhou Mamer.

A questão ganha pertinência considerando o recente o aumento das tropas russas próximo das fronteiras ucranianas.

A Rússia apoia as forças rebeldes no leste da Ucrânia e ocupou ilegalmente a Crimeia, atos que a UE condena, nomeadamente através de sanções.

Leia Também: França, Alemanha e Ucrânia discutem escalada de tensão com Rússia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório