Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Espanha detém 'La Señora', uma das fugitivas mais procuradas dos EUA

Carmen Mireya Alarcón, natural do Equador, pertence, alegadamente, a um organização criminosa de tráfico de droga.

Espanha detém 'La Señora', uma das fugitivas mais procuradas dos EUA
Notícias ao Minuto

11:07 - 15/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Tráfico de droga

As autoridades espanholas detiveram, na passada sexta-feira, em Barcelona, uma das fugitivas mais procuradas dos EUA. Conhecida por ‘La Señora’, Carmen Mireya Alarcón Rivera, de 47 anos e natural do Equador, era procurada há vários anos por, alegadamente, pertencer a uma organização criminosa de tráfico de droga.

Conta o El País que Carmen foi apanhada no Aeroporto El Prat, depois de a Polícia Nacional espanhola ter detido o marido, também equatoriano e suspeito dos mesmos crimes.

De acordo com o jornal espanhol, Carmen viajou com um advogado até Barcelona para ajudar o companheiro, mas acabou por ser também intercetada, depois de um dos postos de controlo alfandegário ter dado o alerta às autoridades espanholas.

Carmen tinha pendente um mandado de detenção internacional, expedido pelas autoridades da Califórnia, e era conhecida como “uma das fugitivas mais procuradas da América” por ter introduzido, por mar, mais de 3 toneladas de cocaína da Colômbia nos EUA.

Ainda segundo o El País, os filhos do casal, maiores de idade, viviam há vários anos em Barcelona. Carmen terá viajado pela primeira vez para Espanha em 2001 e terá trabalhado durante anos - até alcançar a nacionalidade espanhola - por conta de outrem.

A partir daí, revelaram as autoridades a este jornal, passou a usar Espanha como “país de refúgio”, ao mesmo tempo que desenvolvia, supostamente, os seus negócios da droga no Equador.

Para desviar as atenções, La Señora criou uma empresa ligada à pesca, em 2012. De acordo com as autoridades norte-americanas, através da ‘Equador Negócios’, Carmen introduzia nos EUA, ilegalmente, não só peixe como combustível e drogas.

Leia Também: Açores. PSP detém alegado traficante e apreende 11.800 doses de canábis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório