Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

EUA e Taiwan reafirmam laços "sólidos como rocha" face a ameaças da China

A líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, e uma delegação de antigos funcionários dos Estados Unidos enviada pelo Presidente Joe Biden reafirmaram hoje os laços "sólidos como uma rocha", num período de crescentes ameaças por parte da China.

EUA e Taiwan reafirmam laços "sólidos como rocha" face a ameaças da China
Notícias ao Minuto

10:38 - 15/04/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

Os EUA expressaram o "apoio sólido como uma rocha a Taiwan", disse Tsai Ing-wen, durante um discurso de abertura, antes de os dois lados se reunirem em Taipé.

"Posso ver com confiança que a parceria dos Estados Unidos com Taiwan está mais forte do que nunca", disse o ex-senador norte-americano Chris Dodd.

"Partilhamos laços económicos profundos, um compromisso mútuo com os valores democráticos e uma parceria de segurança extremamente importante", descreveu.

Dodd, senador democrata entre 1981 e 2011, foi acompanhado por dois ex-vice-secretários de Estado, James Steinberg, do governo de Barack Obama, e Richard Armitage, que serviu no governo de George W. Bush.

A delegação chegou na quarta-feira e reuniu-se hoje com Tsai.

Os delegados devem encontrar-se com outras autoridades durante a visita de três dias, segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan.

O território é autónomo desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Formalmente chamada República da China, Taiwan tornou-se, entretanto, uma democracia com uma forte sociedade civil, mas Pequim considera a ilha parte do seu território e ameaça a reunificação pela força.

O visita surge num momento de aumento das manobras militares da China nas águas e no espaço aéreo ao redor da ilha.

Nas últimas semanas, Taiwan detetou um número crescente de incursões - em frequência e em volume - de aeronaves militares chinesas na sua zona de identificação de defesa aérea.

Na segunda-feira, a China enviou um recorde de 25 caças para Taiwan, de acordo com o Ministério da Defesa Nacional da ilha.

A China alertou esta semana que está determinada a usar a força para impedir que Taiwan se aproxime dos Estados Unidos.

Ma Xiaoguang, porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan, do Conselho de Estado chinês, avisou que os recentes exercícios militares junto a Taiwan foram um aviso a Taipé, de que aproximar-se dos EUA para conseguir a independência será um fracasso.

"Os exercícios militares visam assinalar que estamos determinados a impedir a independência de Taiwan e impedir que Taiwan trabalhe com os EUA", disse Ma, em conferência de imprensa.

Leia Também: China inicia exercícios militares junto a Taiwan durante visita dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório