Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Wasim quer mudar o futuro de crianças vulneráveis na Síria com o karaté

O karateca sírio refugiu-se, há uns anos, numa vila da Síria, onde encontrou várias crianças vulneráveis. Agora, tenta mudar o futuro delas, ensinando-lhes uma arte marcial.

Wasim Stout é um karateca graduado com cinturão preto de Aleppo que decidiu afastar a 'nuvem cinzenta' que se vive na Síria. O atleta abriu uma escola de karaté na vila de Jeineh, controlada pela oposição, para ajudar a promover a integração de crianças vulneráveis.

Os combates entre a oposição síria e as forças governamentais levaram Wasim a fugir da sua cidade natal, Aleppo, no norte da Síria, em 2013. O karateca refugiu-se então em Jeineh e encontrou diversos crianças vulneráveis a precisar de alento, umas órfãs, outras portadoras de deficiências. 

Wasim começou a equacionar o futuro daquelas crianças e decidiu 'arregaçar' as mangas para edificar uma escola, onde todas as quintas-feiras dá aulas de karaté. Estas aulas, sublinhe-se, têm um caráter inclusivo, já que participam nelas crianças com limitações físicas decorrentes de ferimentos por viverem no meio de uma guerra, com autismo e com deficiências físicas. 

Nos primeiros dois anos de funcionamento, como conta a imprensa internacional, a escola esteve dependente de doações de famílias sírias com poder económico. Mas, depois disso, o estabelecimento de ensino tem sido suportado por fundos de uma organização não governamental (ONG) que tem como mote ajudar crianças vulneráveis. 

Assistem às aulas desta escola 35 crianças, sendo que este número chega às 60 quando há transporte disponível. 

De acordo com os dirigentes da escola, graças ao ensino da arte marcial, as crianças estão mais bem preparadas para integrarem a sociedade, já que desenvolvem competências físicas e mentais. 

Como recorda a BBC, uma revolta pacífica contra o presidente da Síria, há 10 anos, transformou-se numa violenta guerra civil. O conflito já fez mais de 380 mil mortos, devastou cidades e envolve agora outros países. 

Veja, na galeria acima, as imagens do ensino de Karaté. 

Leia Também: Síria rejeita relatório da OIAC que a acusa de usar armas químicas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório