Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Wasim quer mudar o futuro de crianças vulneráveis na Síria com o karaté

O karateca sírio refugiu-se, há uns anos, numa vila da Síria, onde encontrou várias crianças vulneráveis. Agora, tenta mudar o futuro delas, ensinando-lhes uma arte marcial.

Notícias ao Minuto

09:12 - 15/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Karaté

Wasim Stout é um karateca graduado com cinturão preto de Aleppo que decidiu afastar a 'nuvem cinzenta' que se vive na Síria. O atleta abriu uma escola de karaté na vila de Jeineh, controlada pela oposição, para ajudar a promover a integração de crianças vulneráveis.

Os combates entre a oposição síria e as forças governamentais levaram Wasim a fugir da sua cidade natal, Aleppo, no norte da Síria, em 2013. O karateca refugiu-se então em Jeineh e encontrou diversos crianças vulneráveis a precisar de alento, umas órfãs, outras portadoras de deficiências. 

Wasim começou a equacionar o futuro daquelas crianças e decidiu 'arregaçar' as mangas para edificar uma escola, onde todas as quintas-feiras dá aulas de karaté. Estas aulas, sublinhe-se, têm um caráter inclusivo, já que participam nelas crianças com limitações físicas decorrentes de ferimentos por viverem no meio de uma guerra, com autismo e com deficiências físicas. 

Nos primeiros dois anos de funcionamento, como conta a imprensa internacional, a escola esteve dependente de doações de famílias sírias com poder económico. Mas, depois disso, o estabelecimento de ensino tem sido suportado por fundos de uma organização não governamental (ONG) que tem como mote ajudar crianças vulneráveis. 

Assistem às aulas desta escola 35 crianças, sendo que este número chega às 60 quando há transporte disponível. 

De acordo com os dirigentes da escola, graças ao ensino da arte marcial, as crianças estão mais bem preparadas para integrarem a sociedade, já que desenvolvem competências físicas e mentais. 

Como recorda a BBC, uma revolta pacífica contra o presidente da Síria, há 10 anos, transformou-se numa violenta guerra civil. O conflito já fez mais de 380 mil mortos, devastou cidades e envolve agora outros países. 

Veja, na galeria acima, as imagens do ensino de Karaté. 

Leia Também: Síria rejeita relatório da OIAC que a acusa de usar armas químicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório