Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Huthis do Iémen revelam ataque com mísseis contra território saudita

Os rebeldes xiitas huthis do Iémen disseram hoje que lançaram um ataque com sete mísseis balísticos e quatro aparelhos voadores não tripulados armadilhados contra instalações petrolíferas da Aramco e objetivos militares no sul da Arábia Saudita. 

Huthis do Iémen revelam ataque com mísseis contra território saudita
Notícias ao Minuto

08:35 - 15/04/21 por Lusa

Mundo Iémen

O porta-voz das forças huthis, Yahya Sarea, indicou, através de uma conta na rede social Twitter, que as unidades "levaram a cabo uma ofensiva conjunta com mísseis e aparelhos não tripulados (drones) contra a Aramco e plataformas de lançamento de mísseis Patriot", no extremo sul da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho.

O porta-voz acrescentou que a operação foi "uma resposta contra a escalada de agressão e bloqueio" e ameaçou a Arábia Saudita com ações de maior envergadura. 

Na Arábia Saudita, a coligação militar chefiada por Riade, que intervém no Iémen contra os huthies, informou que destruiu um total de quatro drones e dois mísseis, mas não especificou sobre danos causados. 

A Aliança militar de países árabes costuma intercetar os aparelhos voadores não tripulados e mísseis antes de as armas atingirem os alvos. 

Em setembro de 2019 os huthis, apoiados pelo Irão reivindicaram o ataque contra as instalações da Aramco e que provocou a suspensão de 50% da produção de crude.

O ataque mais recente contra a petrolífera saudita ocorreu no passado dia 19 de março.

Leia Também: Rebeldes dizem ter lançado 17 'drones' e mísseis contra a Arábia Saudita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório