Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

EUA aprovam venda de caças F-35 a Emirados Árabes Unidos

Washington, 15 abr 2021 (Lusa) - A Administração norte-americana aprovou a venda aos Emirados Árabes Unidos de caças F-35, drones e mísseis, após rever contratos assinados no final do mandato do ex-presidente Donald Trump, avaliados em 23.000 milhões de dólares. 

EUA aprovam venda de caças F-35 a Emirados Árabes Unidos
Notícias ao Minuto

06:04 - 15/04/21 por Lusa

Mundo EUA

Além de 50 caças F-35, que permitem aos Emirados Árabes Unidos, aliado norte-americano, ser o primeiro Estado árabe do Médio Oriente a operar o sofisticado aparelho furtivo, os contratos preveem a venda de 18 drones armados MQ-9 e mísseis ar-ar e ar-terra.

Pouco depois de Joe Biden tomar posse, a Administração norte-americana anunciou a revisão da operação, contestada nalguns meios do partido democrata e alvo de um processona Justiça norte-americana por uma ONG, o Centro de Nova Iorque para Assuntos de Política Externa (NYCFPA), que pede a suspensão da operação com base no argumento de que os meios serão usados ??contra populações civis na Líbia e no Iémen. 

Um responsável do Departamento de Estado confirmou que a operação vai avançar, prosseguindo contactos com funcionários governamentais dos Emirados acerca das obrigações deste país "antes, durante e depois da entrega" do equipamento, a ser feita ao longo dos próximos anos.

A Administração Trump aprovou a venda após a assinatura dos Acordos Abraham entre os Emirados Árabes Unidos, o Bahrain e Israel, que abriu caminho à normalização das relações entre Estados. 

Uma tentativa para bloquear a aprovação da venda no Senado, em dezembro de 2020, não obteve os votos necessários. 

O acordo, apresentado pela Administração Trump como parte do esforço para conter a ameaça do Irão, foi criticado por alguns senadores democratas pela sua celeridade e alegada falta de transparência. 

Leia Também: Economia dos EUA recupera entre fevereiro e abril segundo Reserva Federal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório