Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Grécia dispensa quarentena para turistas vacinados ou com teste negativo

A partir de segunda-feira, viajantes que cheguem da União Europeia e de cinco outros países (Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Sérvia e Israel) deixam de ter de ficar em isolamento, desde que cumpram as condições.

Grécia dispensa quarentena para turistas vacinados ou com teste negativo
Notícias ao Minuto

23:27 - 14/04/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

A partir de segunda-feira, a Grécia vai deixar de exigir quarentena para viajantes de mais de 30 países, caso tenham sido vacinados ou tenham resultado negativo para Covid-19, anunciaram as autoridades locais.

Assim sendo, a partir da próxima semana, os cidadãos que cheguem de qualquer um dos 27 países da União Europeia e de cinco outros países (Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Sérvia e Israel) deixam de ter de ficar em isolamento, desde que cumpram as condições.

A reabertura acontece um mês antes da data inicialmente anunciada, 14 de maio, altura em que o país reabre formalmente o setor do turismo.

Ao todo, são nove os aeroportos que serão reabertos no próximo dia 19.

"Os aeroportos serão reabertos em Kos, Mykonos, Santorini, Rhodes, Corfu, Atenas, Thessaloniki e Chania e Heraklion em Creta", detalhou uma funcionária do Ministério do Turismo. "Não esperamos que os turistas cheguem em massa, mas o sistema precisa de ser testado."

Mais de 20% do PIB da Grécia resulta do turismo, do qual depende um em cada cinco empregos no país.

A Grécia registou hoje um novo recorde de pacientes infetados com covid-19 entubados, assim como o maior número de mortes em 24 horas deste ano.

No país há hoje 802 pacientes ligados a ventiladores - pela primeira vez em toda a pandemia superam-se os 800 - um sinal da grande pressão enfrentada pelas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) helénicas há várias semanas.

Além disso, morreram nas últimas 24 horas 93 pessoas, o que totaliza 9.054 óbitos desde o início da pandemia.

Ainda hoje, foram registadas 4.033 novas infeções, das quais cerca de metade (1.812) ocorreram na região capital de Ática, totalizando 301.103 casos confirmados.

Leia Também: Centro europeu espera verão com maior liberdade de circulação na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório