Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Morreu Bernie Madoff, autor de uma das maiores fraudes financeiras

O norte-americano, autor de uma das maiores fraudes financeiras, morreu numa prisão da Carolina do Norte, onde cumpria uma pena de 150 anos de prisão, indicou hoje um porta-voz da prisão.

Morreu Bernie Madoff,  autor de uma das maiores fraudes financeiras
Notícias ao Minuto

14:48 - 14/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Bernie Madoff, responsável por uma das maiores fraudes de sempre, morreu esta quarta-feira no Federal Medical Center, complexo prisional de Butner, na Carolina do Norte, aparentemente de causas naturais, disse à Associated Press uma fonte que pediu anonimato. O porta-voz da prisão recusou-se a divulgar os motivos da morte

No ano passado, Madoff alegou estar a morrer devido a insuficiência renal e pediu para ser libertado antecipadamente. De acordo um documento que foi apresentado pelos seus advogados, Madoff, estaria a sofrer de uma doença renal em estado terminal, além de ter hipertensão e dificuldades cardíacas, tem "menos de 18 meses de vida".

O empresário estava a cumprir uma pena de prisão de 150 anos pelo seu esquema fraudulento, que prejudicou 37 mil pessoas em 136 países, durante quatro décadas, recorda a NBC. 

Madoff foi denunciado em 2008 pelos próprios filhos. Este foi preso no final desse ano devido a um esquema de fraude de pirâmide, conhecido por Ponzi, com o qual a sua empresa desviou cerca de 65 milhões de dólares (perto de 59 milhões de euros). Apesar de, inicialmente, se ter declarado inocente, em 2009, Madoff acabou por admitir ser culpado dos crimes em causa.

"Lamento muito e estou profundamente arrependido", disse o investidor ao admitir a sua culpa num tribunal federal de Manhattan.

Entre as suas vítimas constam nomes bem conhecidos, como o de Steven Spielberg, do ator Kevin Bacon,  ou até o do vencedor de um nobel Elie Weisel.

As origens de Madoff

Oriundo de uma família modesta de judeus do bairro nova-iorquino de Queens, Bernard Madoff fundou uma corretora quando ainda estava na universidade, no fim dos anos 50.

Representava uma nova geração de financeiros, mais modernos, que capitalizavam o desenvolvimento informático.

Depois de se ter tornado uma figura de Wall Street, oferecia, além dos serviços de corretagem (compra e venda de títulos por conta de clientes), um veículo de investimento que rapidamente se tornou um sucesso.

Um número crescente de investidores institucionais e de particulares com fortunas confiaram-lhe milhares de milhões de dólares para gerir, atraídos pela promessa de um rendimento elevado e estável, num universo financeiro por definição imprevisível.

As somas reclamadas pelos investidores que recorreram à justiça após ter rebentado o escândalo atingiram mais de 17 mil milhões de dólares e as perdas para clientes chegaram a 65 mil milhões de dólares, segundo as autoridades.

O fundo de recuperação destinado a compensar as vítimas desta fraude pagou até agora 2,7 mil milhões de dólares.

Madoff foi detido em dezembro de 2008 e três meses depois declarou-se culpado de 11 delitos económicos. Foi enviado para a prisão, com uma sentença de 150 anos.

[Notícia atualizada às 17h16]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório