Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

UE vai receber mais 50 milhões de vacinas da Pfizer já a começar em abril

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

UE vai receber mais 50 milhões de vacinas da Pfizer já a começar em abril
Notícias ao Minuto

12:55 - 14/04/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Comissão Europeia anunciou que a Pfizer vai fornecer 50 milhões de doses extra da vacina. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen que adiantou que estas vacinas chegarão no segundo trimestre, já a começar no mês de Abril.

Von der Leyen referiu que foi alcançado um acordo com a BioNTech/Pfizer para acelerar a entrega de vacinas. "Esses 50 milhões de doses estavam inicialmente previstos só serem entregues no quarto quartil de 2021 e agora vão estar disponíveis no segundo", disse, acrescentando que isso "eleva o total das doses entregues pela BioNTech-Pfizer para 250 milhões".

As "doses serão distribuídas proporcionalmente à população entre todos os Estados-membros, o que ajudará substancialmente a consolidar o desenvolvimento das campanhas de vacinação".

Confirmou ainda que a Comissão Europeia está em negociações com as duas empresas para um novo contrato de 1,8 mil milhões de doses a serem entregues em 2022 e 2023. A UE já assinou dois contratos com a Pfizer e a BioNTech para um total de 600 milhões de doses a serem entregues este ano.

Foi ainda anunciado ainda que a União Europeia atingiu o marco de 100 milhões de vacinações, com mais de 27 milhões de cidadãos dos Estados-membros a terem recebido já a segunda dose.

A Comissão Europeia afirmou hoje que mantém "todas as opções em aberto" para as próximas fases de combate à pandemia de covid-19, nomeadamente no que toca à campanha de vacinação a partir de 2022, adaptada às novas variantes. A resposta foi dada em referência à notícia do La Stampa desta manhã sobre a não renovação dos contratos para a compra de vacinas à empresa farmacêutica Astrazeneca e à Johnson & Johnson, após os alegados efeitos secundários por parte da UE.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Pfizer/BioNTech, Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen.

[Notícia atualizada às 13h15]

Leia Também: Covid-19: Pfizer entrega mais vacinas nos EUA e antes do prazo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório