Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dinamarca irá retirar vacina da AstraZeneca do plano de vacinação

O país já tinha interrompido o uso daquela vacina durante cinco semanas.

Dinamarca irá retirar vacina da AstraZeneca do plano de vacinação
Notícias ao Minuto

12:39 - 14/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

As autoridades sanitárias dinamarquesas irão suspender de forma definitiva a utilização da vacina da AstraZeneca, depois de já terem interrompido o seu uso durante cinco semanas, após terem sido conhecidos casos raros de coágulos sanguíneos verificados em pessoas a quem tinha sido administrada a vacina.

A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação locais - Politiken e pela televisão dinamarquesa TV2 - segundo a Reuters, e citam fontes não identificadas.

Com esta decisão o plano de vacinação deverá sofrer um atraso de algumas semanas, refere a TV2.

Está previsto que as autoridades dinamarquesas confirmem esta decisão ainda esta quarta-feira. Recorde-se que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse a semana passada ter encontrado uma possível ligação entre a vacina e os casos raros de coágulos, acrescentando, no entanto, que o risco de morrer de Covid-19 era "muito maior" do que de morrer por efeitos secundários raros.

A Dinamarca, que foi o primeiro país a suspender inicialmente todo o uso da vacina em março por questões de segurança, também pôs a vacina da Johnson & Johnson em pausa enquanto se aguardam novas investigações sobre uma possível ligação com casos raros de coágulo sanguíneo.

Leia Também: Alemanha vai reforçar controlo nas fronteiras terrestres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório