Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Casamento entre pessoas do mesmo sexo oficialmente proibido na Rússia

A emenda constitucional foi ratificada esta segunda-feira por Vladimir Putin.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo oficialmente proibido na Rússia

A Rússia proibiu oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, entre uma série de emendas constitucionais, ratificadas esta segunda-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin. Agora, no país, o casamento permitido passa a ser definido formalmente como sendo entre um homem e uma mulher.

Em julho do ano passado, a revisão constitucional recebeu o apoio de quase 78% dos eleitores russos, recorda a Associated Press.

O deputado Pyotr Tolstoy, um dos principais opositores ao casamento gay no país, adiantou, esta terça-feira à NBC, que a Rússia deveria permanecer um “bastião do tradicionalismo”, afastando-se dos “erros do Ocidente”, em que “certas pessoas, como a comunidade LGBT ou determinados grupos raciais recebem direitos especiais adicionais”.

A homossexualidade é legal no país desde 1993, mas Putin tem defendido "valores tradicionais". O chefe de Estado russo rejeita as críticas de quem o acusa de falta de apoio ao movimento LGBTI+, referindo que “não há disposições na lei penal russa segundo as quais as pessoas de orientação sexual não tradicional possam ser processadas criminalmente”. 

Entre as outras emendas à Constituição ratificadas por Putin, está ainda incluída a que lhe poderá permitir apresentar-se a dois novos mandatos presidenciais e preservar o poder até 2036.

Leia Também: Vaticano: Não abençoar casais homossexuais é regresso "à estaca zero"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório