Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

MNE grego visita hoje a Turquia para discutir tensões no Mediterrâneo

O ministro dos Negócios Estrangeiros grego, Nikos Dendias, desloca-se hoje à Turquia na primeira visita de alto nível em dois anos a convite do seu homólogo turco, Mevlut Çavusoglu, com uma agenda dominada pelas tensões no Mediterrâneo oriental.

MNE grego visita hoje a Turquia para discutir tensões no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

07:06 - 14/04/21 por Lusa

Mundo Nikos Dendias

Nos últimos dias, Atenas e Ancara emitiram sinais de intransigência face ao principal ponto em litígio, a delimitação das zonas económicas exclusivas (ZEE) no Mediterrâneo, onde os dois países pretendem promover prospeções e a exploração de jazidas de gás natural.

A Turquia contesta a pretensão da Grécia em projetar uma zona económica a partir das suas ilhas, como estabelece a lei marítima internacional, e exige que a partilha das ZEE também considere a longitude das zonas conteiras continentais.

Com o objetivo de fornecer uma dimensão internacional à sua reivindicação, a Turquia assinou em dezembro de 2019 com o Governo da Líbia um memorando que fixa o limite entre as ZEE dos dois países numa zona também reclamada pela Grécia, e com Antenas a responder através de um acordo similar com o Egito.

Para além deste conflito crucial, existem ainda divergência relacionadas com o fluxo migratório no mar Egeu.

Atenas acusa Ancara de facilitar a saída de migrantes das suas costas, enquanto as autoridades turcas contestam as "devoluções imediatas" de refugiados por parte da guarda costeira grega, uma ação ilegal de acordo com a lei grega e europeia.

Em 25 de janeiro foram retomados em Istambul os contactos exploratórios promovidos por funcionários dos ministérios dos dois países e que estiveram suspensos cinco anos, com uma segunda ronda realizada em Atenas em 15 de março, mas sem resultados concretos.

Leia Também: Tropas russas em retirada de bases na fronteira entre a Síria e a Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório