Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Timor-Leste: Coreia do Sul doa 100 mil dólares para ajuda humanitária

O Governo da Coreia do Sul anunciou hoje que irá doar 100 mil dólares para ajuda humanitária a Timor-Leste, na sequência das cheias causadas por chuvas torrenciais no início do mês.

Timor-Leste: Coreia do Sul doa 100 mil dólares para ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

06:26 - 14/04/21 por Lusa

Mundo Timor

Em comunicado, citado pela agência Yonhap, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano afirmou "esperar que o apoio (...) contribua para os esforços de recuperação em Timor-Leste, que sofreu grandes danos com as recentes cheias".

Os bens foram doados em resposta às cheias que assolaram vários pontos do país e que causaram pelo menos 36 mortos e 10 desaparecidos, segundo o último balanço das autoridades timorenses.

As autoridades timorenses já contabilizaram 4.590 famílias afetadas e 12.378 deslocados nas cheias que assolaram há uma semana Timor-Leste, informou hoje a Proteção Civil, num balanço que identifica 36 mortos e 10 desaparecidos.

De acordo com os dados a que a agência Lusa teve acesso, 63,76% dessas 590 famílias afetadas residem no município de Díli, igualmente o mais afetado no somatório de habitações destruídas por inundação ou derrocadas, com um total de 4.384 casas.

Na segunda-feira, a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) anunciou a entrega de 5.000 cobertores a Timor-Leste.

"Para apoiar o Governo de Timor-Leste a prestar assistência à comunidade afetada após a calamidade, o Governo do Japão e a JICA fornecem cerca de 5.000 cobertores ao secretário de Estado da Proteção Civil de Timor-Leste", afirmou o executivo nipónico em comunicado.

A ajuda chegou ao Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato no domingo, num voo fretado.

O grupo ANZ anunciou, também hoje, que doou 50.000 dólares (42 mil euros) à Cruz Vermelha para ajudar à recuperação de Timor-Leste, depois das cheias, que causaram graves danos em Díli e em cidades e aldeias remotas.

A administradora executiva do grupo financeiro ANZ para o Pacífico, Tessa Price, afirmou na nota que "o povo de Timor-Leste já está a sofrer com o impacto económico da covid-19" e que "esta catástrofe [as inundações] ocorreu num momento particularmente difícil".

"Os últimos relatórios mostram que há mais de 10.000 pessoas nos centros de acolhimento locais, pelo que existe a preocupação de Timor-Leste vir a ter um aumento dos casos de covid-19, bem como de doenças transmitidas pela água", sublinhou.

A Fundação Oriente anunciou também que contribuiu com 20.000 dólares (16,7 mil euros) para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), "para apoiar o trabalho de assistência emergencial às vítimas das fortes cheias que atingiram Timor-Leste".

A doação foi formalizada pela delegada da Fundação Oriente em Díli, Joana Saraiva, junto da representante do PNUD no país, Tuya Altangerel, e surgiu na sequência da ação de solidariedade montada no Hotel Timor que, desde as primeiras horas após as inundações, mobilizou funcionários e voluntários para a preparação de refeições para distribuir nos centros de acolhimento em Díli, onde estão alojadas cerca de 14.000 pessoas, adiantou uma nota.

Entretanto, também chegou hoje a Díli um avião com dezenas de caixas de medicamentos e outros bens urgentes para apoio a famílias timorenses, doados pela comunidade australiana, portuguesa e timorense residente na Austrália.

O voo 'charter' foi oferecido pelo diretor da empresa Sentinel e cônsul honorário de Timor-Leste em Queensland, Craig Thrupp, com a coordenação da operação pelo veterano Michael Stone, que acompanhou a viagem até Timor-Leste.

A bordo seguem quase 70 caixas de medicamentos básicos e essenciais, que vão ser entregues ao Sames, a farmácia central, bem como colchões e outros bens para famílias timorenses.

Além da carga transportada por via aérea devem partir esta semana de Darwin, por via marítima, pelo menos três contentores com bens doados por australianos, portugueses e timorenses em vários pontos do país.

Leia Também: Covid-19: Timor-Leste com mais 12 casos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório