Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Marcelo fala amanhã ao país; Brasil perto dos 360 mil óbitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Marcelo fala amanhã ao país; Brasil perto dos 360 mil óbitos
Notícias ao Minuto

15:57 - 13/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 408 novos casos de Covid-19 e mais cinco mortes nas últimas 24 horas. No total, Portugal contabiliza 828.173 contágios e 16.923 óbitos. O número de recuperados é de 785 mil, tendo os casos ativos descido, fixando-se em 25.441 mil. Também os internamentos registaram descidas nas últimas horas, quer em enfermaria quer em UCI.

Hoje decorreu mais uma reunião na sede do Infarmed, onde foi feito um ponto de situação da pandemia de coronavírus em Portugal. 

Após a reunião, Marta Temido admitiu que o panorama já foi mais favorável. A ministra da Saúde afirmou ainda que as escolas são um fator de preocupação. 

No decurso da reunião, o investigador João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), frisou que a variante do vírus SARS-CoV-2 identificada na África do Sul está a gerar "alguma preocupação" pelo crescimento recente em Portugal.

A Johnson & Johnson anunciou que vai atrasar a distribuição da sua vacina unidose na Europa, enquanto se investigam seis casos de doentes com formação do coágulos nos Estados Unidos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

00h06 - Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

00h01 - O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, deu hoje parecer favorável à renovação da declaração do Estado de Emergência proposto pelo Presidente da República até 30 de abril

23h45 - Angola registou 148 novas infeções pelo novo coronavírus e 22 recuperações, sem nenhuma morte, nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

23h12 - O Brasil contabilizou 3.808 mortes e 82.186 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, revelou esta terça-feira o Ministério da Saúde brasileiro. O país aproxima-se assim das 360 mil mortes desde o início da pandemia. No total, o Brasil já contabilizou 358.425 óbitos e 13.599.994 infeções.

22h33 - A pandemia de coronavírus no Brasil está a afetar de forma crescente uma população mais nova. Os dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira mostram que no mês passado a maioria das pessoas internadas nas unidades de cuidados intensivos tinham 40 anos ou menos. 

21h43 - São Tomé e Príncipe registou entre sábado e hoje quatro novos casos positivos de Covid-19, aumentando o total para 2.268, e 15 recuperações da doença, indicou o Ministério da Saúde.

21h32 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país amanhã, pelas 20h00, na sequência da votação no parlamento sobre a renovação do Estado de Emergência. A informação foi avançada por fonte da Presidência da República.  

21h08 - A União Africana (UA) anunciou esta terça-feira o lançamento de uma "parceria para o fabrico de vacinas africanas" (PAVM, na sigla original), com o objetivo de criar cinco centros de investigação e fabrico de vacinas no continente.

A questão da desigualdade no acesso a vacinas em África foi realçada pela pandemia de Covid-19. A OMS África disse que, em 8 de abril, "menos de 2% das 690 milhões de doses" administradas de vacinas contra a Covid-19 tinham sido aplicadas em África.

20h57 - O Presidente da República enviou, ao início da noite desta terça-feira, para o Parlamento o projeto de decreto para a renovação, por mais 15 dias, do Estado de Emergência. Este, que pode ser o último Estado de Emergência, vai vigorar das 00h00 de dia 16 até às 23h59 do dia 30 de abril.

A Assembleia da República tem agendado para a tarde de amanhã o debate e votação deste 15.º pedido de autorização de renovação do Estado de Emergência, estando desde já garantida a sua aprovação com os votos favoráveis de PS, PSD, PAN e CDS.

20h36 - As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 121 infetados pelo novo coronavírus, e três mortos, nas últimas 24 horas, elevando para 19.231 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

20h20 - A Madeira registou hoje 30 novos casos de Covid-19, 29 recuperações e 185 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 308, com oito doentes hospitalizados. 

20h18 - A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar ao patamar de alto risco de contágio de Covid-19, levando à imposição de recolher obrigatório às 20h00 durante a semana e às 15h00 ao fim de semana. 

20h11 - A Grécia registou hoje um novo recorde de pacientes infetados com Covid-19 entubados, assim como o maior número de mortes diárias deste ano. 

No país há hoje 802 pacientes ligados a ventiladores - pela primeira vez em toda a pandemia superam-se os 800 - um sinal da grande pressão enfrentada pelas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) helénicas há várias semanas.

Além disso, morreram nas últimas 24 horas 93 pessoas, o que totaliza 9.054 óbitos desde o início da pandemia. Foram registadas 4.033 novas infeções, das quais cerca de metade (1.812) ocorreram na região capital de Ática, totalizando 301.103 casos confirmados.

20h08 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) informou hoje que, depois da atual investigação aos casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina contra a Covid-19 da Janssen/Johnson & Johnson, decidirá se impõe uma ação regulatória na União Europeia.

"Na semana passada, a EMA iniciou uma revisão de sinal de segurança para avaliar relatórios de eventos embólicos e trombóticos - formação de coágulos sanguíneos - em pessoas que receberam a vacina da Janssen contra a Covid-19 e, no contexto desta revisão, o comité de segurança está a investigar todos os casos comunicados e decidirá se é necessária uma ação regulatória", indica o regulador em resposta escrita enviada à agência Lusa.

19h45 - Catarina Martins deu voz através do Twitter às preocupações do Bloco de Esquerda, que não são novas. 

19h44 - O secretário-geral adjunto do PS defendeu, esta terça-feira, que o plano de desconfinamento deve seguir como previsto no próximo dia 19, depois de ter manifestado, junto do Presidente da República, o apoio do Partido Socialista à renovação do Estado de Emergência.

"O plano de desconfinamento deve prosseguir de acordo com o previsto, mas é importante que haja capacidade, flexibilidade e agilidade para, se necessário, agir em termos locais do ponto de vista das limitações", sublinhou José Luís Carneiro. 

19h42 - Cecília Anacoreta Correia, porta-voz do CDS, informou, esta terça-feira, que o partido está particularmente preocupado com a falta de informação sobre a forma como está a ser realizado o controlo nas fronteiras do país, no que diz respeito às novas variantes da Covid-19

19h40 - O porta-voz do PAN, André Silva, disse hoje convergir com o Presidente "no desejo" de que o próximo decreto de Estado de Emergência seja o último e antecipou que o texto não deverá sofrer alterações face ao anterior.

19h36 - Por seu lado, Rui Rio considera que o país não deve continuar a avançar no plano de desconfinamento à mesma velocidade

"Aquilo que entendemos que deve ser feito é, em primeiro lugar, não continuar o desconfinamento global no país. Não o fazer naqueles concelhos que estão com os indicadores de risco mais elevados e nos concelhos que têm fronteira com esses concelhos", disse o presidente do PSD.

"Caso contrário se não travarmos aí, daqui por um mês ou dois vamos ter de travar o país todo outra vez", acrescentou. 

19h34 - O PCP volta a não apoiar a renovação do Estado de Emergência, revelou Jerónimo de Sousa. 

"O Estado de Emergência apenas tem servido para impor restrições à mobilidade dos portugueses e à atividade de milhares de micro e pequenas empresas", defendeu, acrescentando que a situação só tem "aprofundado a exploração e as desigualdades com o aumento do desemprego, os cortes de salários e encerramento compulsivo de atividades".

19h27 - Mariana Silva, deputada do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), defendeu, esta terça-feira, que se as escolas conseguem ser "espaços seguros" no que diz respeito à crise sanitária também poderão ser todos os restantes locais.

"Se as escolas são espaços seguros, se têm planos, regras de higienização e são capazes de se tornarem locais onde é possível viver o dia-a-dia com normalidade, ainda que com regras de segurança, então vamos aplicar também essas medidas nos locais de trabalho, teatros, transportes públicos, centros de saúde e todos os espaços onde todos temos de andar", argumentou.

19h25 - Cerca de 7.700 estudantes de Medicina e Enfermagem deverão ser vacinados contra a Covid-19 na próxima semana, entre os dias 19 e 25 de abril, informou hoje o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

18h44 - A Agência Europeia do Medicamento está a "acompanhar de perto" os desenvolvimentos relacionados com a vacina contra Covid-19 de dose única da Johnson & Johnson, informou hoje a Comissão Europeia, confirmando o impacto na vacinação na União Europeia (UE).

"Os desenvolvimentos de hoje com a vacina J&J nos EUA estão a ser acompanhados de perto pela EMA e pelos seus organismos de farmacovigilância, em cooperação com a FDA [agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos] e outros reguladores internacionais", disse a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

18h42 - A nova fase do plano de vacinação contra a Covid-19 foi definida para um "cenário de abundância" de vacinas, para seguir o critério das faixas etárias decrescentes e para incluir pessoas com doenças como as neuromusculares e transplantadas.

"A vacinação terá dois ramos: O maioritário, composto por faixas etárias decrescentes, e outro no qual serão vacinadas pessoas que apresentem doenças associadas a risco para Covid-19 grave, que não têm uma relação com a idade", adiantaram hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a 'task force' que coordena o plano.

18h37 - As autoridades de saúde francesas referiram esta terça-feira que 39.113 pessoas testaram positivo para o coronavírus no último dia. Os dados divulgados indicam que morreram mais 345 pessoas. Em termos globais, França soma 5.106.329 infetados e está a aproximar-se dos 100 mil óbitos - regista 99.480 nesta altura. O número de recuperados subiu para 313 mil

Quase seis mil pessoas com Covid-19 estão internadas nas unidades de cuidados intensivos dos hospitais franceses

18h14 - O Reino Unido soma 2.472 novos casos de contágio por Covid-19, uma descida significativa, face aos 3.568 contágios reportados na segunda-feira. O Reino Unido acumula 4.375.814 casos positivos.

Os dados do Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico desta terça-feira dão conta ainda de 23 mortes associadas ao novo coronavírus. O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 127.123.

17h46 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta terça-feira que morreram mais 100 pessoas devido à Covid-19 e que foram detetados 6.292 casos de contaminação por SARS-CoV-2. Espanha totaliza 3.376.548 casos confirmados e 76.625 óbitos

Nos últimos 14 dias, a incidência de transmissão do vírus diminuiu ligeiramente para 196,2 casos por cada 100 mil habitantes

17h11 - A proteção civil italiana revelou esta terça-feira que foram diagnosticados 13.447 novos casos de infeção e morreram mais 476 pessoas devido à Covid-19 no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, Itália perfaz 3.793.033 casos de contágio e 115.088 vítimas mortais. O total de recuperados é de 3.158.725

16h29 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou esta terça-feira que 1.588.315 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no país, o que representa 15% da população em Portugal. 632.242 pessoas têm a vacinação completa, o que corresponde a 6% da população portuguesa

Na faixa etária de mais de 80 anos 90% das pessoas foram inoculadas com a primeira dose das vacinas, enquanto que 51% já concluíram o processo de vacinação. 

16h27 - Uma pessoa morreu devido a trombose sanguínea e outra encontra-se em estado crítico nos Estados Unidos depois de terem recebido a vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19, indicou hoje fonte oficial norte-americana. 

16h13 - Todos os bombeiros vão ficar vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até ao final desta semana, anunciou hoje no Parlamento o ministro da Administração Interna.

"Os bombeiros concluíram esta semana integralmente o processo de vacinação em primeira dose, isso permitirá estarem prontos não só para a resposta pré-hospitalar, que nunca deixaram de assegurar, mas também para o aproximar da época de maior número de incêndios rurais", disse Eduardo Cabrita.

15h42 - A Agência Europeia do Medicamento sublinhou hoje que ainda está "a investigar" os casos de tromboembolismo detetados após a administração da vacina da Johnson & Johnson e alertou que, "para já, não se sabe se há relação causa-efeito".

15h39 - Após ter reunido com o Presidente da República, João Cotrim Figueiredo sublinhou que ambos concordaram que há condições para prosseguir com o plano de desconfinamento

O dirigente do Iniciativa Liberal partilhou ainda duas preocupações com Marcelo Rebelo de Sousa. 

"É crucial manter aquilo que nos parece estar a esmorecer um pouco, que é o sentido de urgência e de aceleração nos planos de testagem e rastreio, mas, sobretudo, do plano de vacinação, a partir de meados [de abril] e início do próximo mês", observou. 

15h37 - O matemático Óscar Felgueiras defendeu hoje a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a sobrevalorização de surtos em pequenos concelhos.

Leia Também: AO MINUTO: J&J adia vacinação na Europa; Indicadores com subida ligeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório