Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Agente que confundiu arma com taser tem 26 anos de serviço na polícia

Kim Potter está agora suspensa de funções até ser concluída a investigação. Agente já estava envolvida noutro caso de intervenção policial que acabou em morte.

Agente que confundiu arma com taser tem 26 anos de serviço na polícia
Notícias ao Minuto

16:03 - 13/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Daunte Wright

A agente da polícia que disparou mortalmente sobre Daunte Wright chama-se Kim Potter e é uma veterana do departamento de polícia da cidade de Brooklyn Center, no estado do Minnesota. O comité interno de investigação anunciou na segunda-feira que foi suspensa de funções até ser concluída a investigação.

De acordo com o jornal Star Tribune, Potter, que tem 48 anos de idade, trabalha na força policial desde 1995 e já fez parte, inclusive, de equipas de negociação.

Potter esteve entre os primeiros agentes a chegar ao local depois de Kobe Edgar Dimock-Heisler, de 21 anos, ter sido baleado mortalmente em Brooklyn Center, há dois anos.

Um relatório de investigação ao caso, em que o jovem autista morreu após ser baleado por dois polícias, indicou que Potter disse aos dois agentes envolvidos que saíssem do local, que entrassem em carros-patrulha diferentes, desligassem as câmaras corporais e que não falassem um com o outro. Nenhum dos dois polícias foi acusado pela morte do jovem. O mesmo relatório revelou que Potter é a presidente do sindicato de polícia local.

Sublinhe-se que, na segunda-feira, o chefe da polícia de Brooklyn Center, Tim Gannon, disse aos jornalistas que a agente Potter "tinha intenção" de disparar o taser [arma de eletrochoque] mas enganou-se e desembainhou a arma.

"Ao invés disso baleou o senhor Wright com um única bala", acrescentou, referindo as imagens de vídeo (ver abaixo), onde a agente anuncia que vai disparar o taser.

Os factos remetem-se a domingo, quando o afro-americano Daunte Wright, de 20 anos, foi parado num controlo de trânsito. De acordo com os agentes, o veículo foi intercetado porque não tinha alguns papéis em ordem.

As autoridades pediram a Wright para se identificar e depois perceberam que havia um mandado pendente por não comparecer em tribunal pelos crimes de posse ilegal de arma e por resistir à detenção.

Quando estavam a detê-lo, o jovem resistiu, tentando voltar para o veículo, e foi baleado pela polícia.

Leia Também: Biden lamenta morte de jovem negro pela polícia e apela à calma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório