Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Almirantes na reserva que criticaram Erdogan libertados de madrugada

As autoridades turcas libertaram os dez almirantes turcos na reserva que tinham sido presos na semana passada por críticas contra o projeto do novo canal de Istambul proposto pelo Presidente Erdogan. 

Almirantes na reserva que criticaram Erdogan libertados de madrugada
Notícias ao Minuto

13:35 - 13/04/21 por Lusa

Mundo Turquia

Presos no passado dia 05 de abril, os almirantes na reserva foram libertados durante a madrugada de hoje, mas mantêm-se sob controlo judiciário e estão interditados de abandonarem o país.

Outros quatro almirantes na reserva que tinham sido alvo de mandados de captura - mas que não chegaram a ser detidos por motivos de idade - ficaram igualmente sob controlo judiciário e sujeitos às mesmas restrições.

Os antigos oficiais da Marinha de Guerra da Turquia fazem parte do grupo de 104 almirantes que assinaram uma carta aberta contra o "Canal de Istambul", que consideram representar uma "ameaça". 

As autoridades instauraram um inquérito contra os oficiais na reserva acusados "de participação em reunião contra a segurança do Estado e da ordem constitucional".

"O texto (comunicado dos almirantes na reserva) foi redigido com boa intenção", disse o contra-almirante na reserva Cem Gurdeniz depois de ter sido libertado.

Gurdeniz é apontado como o ideólogo da polémica doutrina "Pátria Azul", que defende o estabelecimento da soberania turca em grandes áreas do Mediterrâneo Oriental.

Altos responsáveis turcos condenaram a carta aberta e o Presidente Erdogan acusou o grupo de militares na reserva de "despertarem o espetro do 'golpe de Estado político'", referindo-se à intentona de 2016.

A aprovação do plano, no mês passado, de construção em Istambul de um canal comparável ao do Panamá ou do Suez, tornou-se polémica a nível interno e junto de instituições internacionais.

Observadores notam que o canal pode facilitar o acesso de navios de guerra norte-americanos ao Mar Negro, contrariando as forças russas.

Leia Também: Turquia e Líbia reafirmam acordo de fronteiras marítimas contestado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório