Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Irão avisa EUA que "sanções e sabotagem" prejudicam negociações

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão avisou hoje os Estados Unidos que não existem "vantagens" no quadro das negociações sobre a energia nuclear utilizando "atos de sabotagem" ou sanções. 

Irão avisa EUA que "sanções e sabotagem" prejudicam negociações
Notícias ao Minuto

08:42 - 13/04/21 por Lusa

Mundo Relações

"Os norte-americanos devem saber que nem as sanções nem os atos de sabotagem são instrumentos de negociação. Essas ações só vão complicar ainda mais a situação para eles", disse Mohamad Javad Zarif numa conferência de imprensa em Teerão.

As declarações do diplomata iraniano ocorrem 48 horas após o acidente no centro nuclear iraniano que Teerão diz ter sido provocado por sabotagem. 

Os Estados Unidos garantiram segunda-feira que não estiveram envolvidos no que o Irão chamou de ação de sabotagem da fábrica de enriquecimento de urânio, em Natanz.

Teerão acusou Israel de "ataque terrorista" ao sabotar o centro nuclear de Natanz e prometeu vingança e intensificação das atividades de enriquecimento de urânio, enquanto esforços diplomáticos estão em curso para permitir o regresso dos EUA ao acordo nuclear internacional, assinado em 2015 e abandonado unilateralmente pelo Governo do ex-Presidente norte-americano Donald Trump, em 2018.

Por outro lado, o Irão também condenou "fortemente" as novas sanções impostas pela União Europeia e anunciou a suspensão de "todo o diálogo sobre os direitos humanos" com os 27, bem como a "cooperação daí resultante".

A medida surge como retaliação ao anúncio de novas sanções impostas por Bruxelas contra oito responsáveis iranianos acusados pela UE de envolvimento na violenta repressão das manifestações realizadas em novembro de 2019.

Leia Também: EUA garantem que não estão envolvidos no ataque a central nuclear no Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório