Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Guiné-Bissau olha para redução de casos "com muita cautela"

A alta comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Robalo, afirmou hoje que a redução de novas infeções pelo novo coronavírus no país deve ser olhada com "muita cautela", devido à greve a decorrer no setor da saúde.

Guiné-Bissau olha para redução de casos "com muita cautela"
Notícias ao Minuto

18:10 - 12/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Os dados devem sempre ser analisados com cautela porque há fatores que influenciam a sua fiabilidade, qualidade, e é muito fácil olhar para o gráfico e dizer a segunda vaga acabou, mas é preciso ter em conta o contexto", afirmou Magda Robalo, na conferência semanal para analisar a evolução da doença no país.

Os dados hoje disponibilizados indicam uma redução de novos contágios nas últimas três semanas, mas também há uma diminuição do número de testes feitos pelas unidades de saúde do país.

"As pessoas que vão viajar continuam a fazer os seus testes porque é um imperativo, as pessoas que iam ao centro de saúde e que tinham um sintoma sugestivo de covid e que levava à colheita de amostra, como há greve têm tendência a não se apresentar. Por isso é que olhamos para esta curva mais baixa com muita cautela", disse Magda Robalo.

O setor da saúde guineense está em greve há quase um mês e meio na sequência de uma greve geral da Função Pública convocada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau, maior central sindical do país, e que vai prolongar-se até dia 30.

A greve leva a que muitas pessoas não se desloquem aos centros de saúde e aos hospitais.

"A segunda vaga tanto em África como no resto do mundo foi muito mais intensa do que a primeira vaga. Por isso, olhando para esta nossa segunda curva atípica temos de pensar porquê que ela é diferente da segunda vaga no mundo. Porque parece que aqui na Guiné-Bissau tivemos uma segunda vaga mais branda", salientou Magda Robalo.

A Guiné-Bissau regista desde o início da pandemia um total de 3.680 casos e 66 vítimas mortais.

Na semana passada foram registados apenas 18 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, e na semana anterior mais 28 casos.

Os números de novos casos começaram a diminuir com o início da greve no setor, quando também foi diminuindo a testagem nas unidades de saúde.

Leia Também: AO MINUTO: "Pandemia está longe de acabar"; Evitados 900 surtos em lares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório