Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

França: Plataforma de ensino remoto atacada a partir de Rússia e China

A plataforma de ensino à distância usada por estudantes franceses quando as escolas estão fechadas devido à pandemia, foi alvo de ciberataques perpetrados na semana passada a partir da Rússia e da China, foi hoje anunciado.

França: Plataforma de ensino remoto atacada a partir de Rússia e China
Notícias ao Minuto

15:59 - 12/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19:

A origem geográfica desses ataques não significa, no entanto, segundo as investigações, que os perpetradores sejam de nacionalidade russa ou chinesa, adiantou a agência francesa de notícias AFP, citando uma fonte próxima do processo.

Após o anúncio, há dez dias, do encerramento das escolas em França para conter a pandemia de covid-19, as crianças da pré-primária, os universitários e os estudantes do secundário retomaram o ensino à distância na última terça-feira durante pelo uma semana.

Mas, à semelhança do que aconteceu em 2020, os sites do ENT (espaços digitais de trabalho) e do Cned (centro nacional de ensino à distância), utilizados para o ensino online, foram gravemente perturbados em várias regiões.

O ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, tinha mencionado na terça-feira, 06 de abril, ter havido um "ataque informático muito forte a partir do estrangeiro", mas sem dar detalhes sobre a sua origem.

De acordo com o Cned, que se referiu a "atos deliberados de intenção maliciosa", novos ataques ocorreram nos dias seguintes.

A procuradoria de Paris anunciou na quarta-feira a abertura de uma investigação.

Leia Também: AO MINUTO: Estirpe britânica? 94% no Algarve; Desconfinamento em risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório