Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Sete religiosos católicos sequestrados no Haiti

Sete religiosos católicos, incluindo cinco haitianos e dois franceses, foram sequestrados no domingo no Haiti, disse hoje à agência de notícias AFP o porta-voz da Conferência dos Bispos haitiana.

Sete religiosos católicos sequestrados no Haiti
Notícias ao Minuto

13:13 - 12/04/21 por Lusa

Mundo Haiti

O grupo foi raptado na manhã de domingo em Croix-des-Bouquets, perto da capital, Port-au-Prince, "a caminho da posse de um novo sacerdote", explicou à AFP o padre Loudger Mazile.

Os sequestradores estão a exigir um resgate de milhão de dólares, segundo o padre Mazile.

O grupo raptado inclui quatro padres e uma freira haitianos, bem como dois religiosos franceses do oeste de França: uma freira do departamento de Mayenne e um padre de Ille-et-Vilaine que vive no Haiti há mais de trinta anos.

Os cinco padres pertencem à Sociedade dos Padres de Saint-Jacques, com sede em Guiclan (Finistère), no oeste de França.

A Conferência de Religiosos do Haiti (CHR) disse num comunicado que outras três pessoas, próximos de outro sacerdote que não estava entre os sequestrados, também foram raptadas.

"O CHR expressa a sua profunda tristeza, mas também a sua cólera pela situação desumana que temos vivido por mais de uma década", sublinhou.

A polícia suspeita que um grupo armado ativo na área, intitulado "400 Mawozo", esteja por trás do sequestro, de acordo com uma fonte policial.

Contactada pela AFP, a embaixada de França no país não comentou a situação do rapto.

Os sequestros por resgate aumentaram nos últimos meses em Port-au-Prince e nas províncias, testemunhando o crescente controlo dos gangues armadas em território haitiano.

Leia Também: Covid-19: Haiti recusou vacinas da AstraZeneca oferecidas pela OMS

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório