Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Boris falta a funeral de Filipe para dar lugar a membro da família real

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 apenas trinta pessoas poderão estar na última homenagem ao Príncipe, no Castelo de Windsor.

Boris falta a funeral de Filipe para dar lugar a membro da família real
Notícias ao Minuto

18:36 - 11/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Príncipe Filipe

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não vai marcar presença no funeral do Príncipe Filipe, de modo a dar o seu lugar a um membro da família real, noticia, o The Independent. Isto porque, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 no Reino Unido, apenas trinta pessoas poderão estar presencialmente na última homenagem ao Príncipe. 

A decisão do governante foi tornada pública pelo porta-voz do número 10 de Downing Street: "Em resultado das medidas contra o coronavírus, apenas trinta pessoas podem comparecer ao funeral de Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo"

"O primeiro-ministro sempre quis agir de acordo com o que é melhor para a família real e, assim, não vai comparecer no funeral para permitir o maior número possível de membros da família", acrescentou. 

O funeral do príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos, acontecerá no próximo sábado, 17 de abril, na capela de São Jorge, no castelo de Windsor.

A cerimónia, de caráter privado, será transmitida pela televisão e em todo o Reino Unido será guardado um minuto de silêncio, no início do funeral, que terá honras reais e não de Estado, cumprindo um pedido em vida do príncipe Filipe, marido da Rainha Isabel II.

O príncipe Filipe, também conhecido por duque de Edimburgo, participou ativamente na preparação do seu funeral, incluindo no projeto de modificação do veículo, um jipe, que transportará o seu caixão, que será seguido pela família real.

O príncipe Harry - que se afastou dos deveres reais e que está atualmente a viver na Califórnia, comparecerá à cerimónia, mas sem a companhia da sua mulher, Meghan Markle, que se encontra grávida e não deve viajar, a conselho médico, segundo fontes do palácio de Buckingham.

O príncipe, que ia completar 100 anos em 10 de junho, tinha saído recentemente do hospital, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a problemas cardíacos, e regressado a Windsor.

Conhecido pelo seu sentido de humor particular, Filipe de Mountbatten, nascido com o título de príncipe da Grécia e da Dinamarca, é o consorte mais antigo da história da monarquia britânica.

Em 2017, o duque de Edimburgo afastou-se das funções públicas. Desde então, tornou-se cada vez mais raro ver o príncipe Filipe em público, exceto quando participou em grandes eventos familiares.

Leia Também: Rainha Isabel II sente "um grande vazio na sua vida" após morte do marido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório