Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

UE atualiza regras de vigilância das fronteiras para reação rápida no mar

A Comissão Europeia adotou hoje novas regras referentes ao Sistema Europeu de Vigilância das Fronteiras (Eurosur), visando uma "análise de risco adequada e reação rápida" para situações como busca e salvamento no mar na União Europeia (UE).

UE atualiza regras de vigilância das fronteiras para reação rápida no mar
Notícias ao Minuto

12:42 - 09/04/21 por Lusa

Mundo Migrações

Em comunicado, o executivo comunitário indica ter adotado "novas regras para modernizar o Eurosur, um mecanismo de cooperação para o intercâmbio de informações entre as autoridades responsáveis pela gestão das fronteiras externas da UE", como guardas de fronteira, polícia, guarda costeira e marinha.

"A fim de permitir uma análise de risco adequada e uma reação rápida, os Estados-membros terão de emitir relatórios e alertas regulares sobre situações relevantes para a gestão das fronteiras externas da UE, incluindo tráfico de seres humanos, apreensão de drogas, armas ou explosivos, tráfico de veículos ou rapto de crianças", explica a Comissão Europeia na nota.

E, "para além das obrigações existentes ao abrigo do direito internacional, os Estados-membros terão também de comunicar incidentes e operações de busca e salvamento, o que ajudará a melhor detetar pessoas em perigo e a salvar vidas".

Prevendo ainda normas mais estritas em matéria de segurança e proteção de dados, as novas regras do Eurosur entram em vigor a 02 de maio.

O Eurosur é um sistema para prevenir a imigração ilegal e a criminalidade fronteiriça nas fronteiras externas da UE, contribuindo também para a proteção e a salvaguarda da vida dos migrantes que tentam chegar às costas europeias, através de um intercâmbio rápido de informações e a cooperação entre as agências que operam no domínio da vigilância das fronteiras.

Através deste sistema, os Estados-membros trocam informações uns com os outros, com a Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas) e com os países vizinhos.

Leia Também: OIM vai criar 470 vagas para menores desacompanhados na Grécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório