Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

França altera 2.ª dose da Astrazeneca para pessoas com menos de 55 anos

As pessoas com menos de 55 anos que receberam em França a primeira dose da vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19 devem receber a segunda dose de outra vacina, afirmou o ministro da Saúde francês.

França altera 2.ª dose da Astrazeneca para pessoas com menos de 55 anos
Notícias ao Minuto

08:41 - 09/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19

As declarações de Olivier Véran surgem antes do anúncio oficial sobre esta matéria, previsto para esta sexta-feira.

"Vai ser confirmado hoje, é absolutamente lógico", declarou Véran, frisando, porém, que o anúncio oficial caberá à Alta Autoridade da Saúde (HAS) francesa, que fará uma conferência de imprensa às 08h00 GMT (09h00 em Lisboa)

A HAS tinha suspendido o uso desta vacina em menores de 55 anos no dia 19 de março, devido aos raros casos de trombose detetados na Europa.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) reconheceu na quarta-feira uma ligação entre a administração da vacina e os casos raros de "coágulos de sangue incomuns associados a plaquetas", agora listados como "efeitos secundários muito raros".

Contudo, o regulador europeu sublinhou que os benefícios do uso da vacina ainda superam os riscos.

Na mesma conferência de imprensa, a EMA comparou o risco de formação de coágulos sanguíneos após a toma da vacina da contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca ao da toma de contracetivos hormonais como a pílula.

"Um exemplo em que gostaria de atentar é [a relação entre] o uso do contracetivo oral combinado hormonal e os coágulos sanguíneos que ocorrem após a toma desses contracetivos, que são dados às mulheres que normalmente são saudáveis", afirmou o Chefe do Departamento de Farmacovigilância e Epidemiologia da EMA, Peter Arlett.

Depois da polémica com os casos de trombose detetados em quem já tinha tomado a vacina da AstraZeneca, vários países decidiram traçar limites e não administrar a vacina da AstraZeneca abaixo de certas idades, por uma questão de segurança: 30 anos no Reino Unido, 55 anos em França, na Bélgica e no Canadá, 60 anos em Portugal, na Alemanha, em Itália e nos Países Baixos e 65 anos na Suécia e na Finlândia.

Leia Também: Austrália investe na vacina Pfizer e deixa AstraZeneca para maiores de 50

Recomendados para si

;
Campo obrigatório