Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Japão prepara restrições após aumento de casos para máximo de dois meses

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, afirmou hoje que, devido ao aumento do número de casos de covid-19 e hospitalizações, será necessário reforçar as medidas de prevenção em Tóquio, a meses de a cidade receber os Jogos Olímpicos.

Japão prepara restrições após aumento de casos para máximo de dois meses
Notícias ao Minuto

07:21 - 09/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A capital japonesa registou quinta-feira 555 casos de covid-19, depois de na quarta-feira ter atingido 545 casos, um máximo de dois meses, com o total nacional acima de 3.000 casos pelo segundo dia consecutivo.

Responsáveis do Governo disseram à agência Kyodo que as novas medidas deverão ser implementadas a partir de segunda-feira, mantendo-se por um mês, até 11 de maio, em Tóquio e cidades vizinhas, menos de 3 semanas depois de ter sido levantado o estado de emergência na região.

As mesmas fontes adiantaram que os distritos de Kyoto e Okinawa serão também colocados em situação de pré-emergência, até pelo menos 05 de maio. 

Após uma reunião com o ministro da Saúde, Norihisa Tamura, e outros membros do Governo, o primeiro-ministro afirmou que irá anunciar uma decisão formal sobre as novas medidas na sexta-feira, depois de ouvir um painel de peritos. 

As medidas poderão incluir a antecipação da hora de fecho de restaurantes e bares, das 21:00 para as 20:00, em zonas densamente povoadas.

Está agendada para 23 de julho a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam ter tido lugar em 2020, mas foram adiados devido à pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Doente de Covid-19 recebe transplante de pulmões do marido e do filho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório