Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Taiwan moderniza navios militares com artilharia dos EUA

A Marinha taiwanesa vai começar a receber nos próximos dois meses artilharia de última geração controlada por radar, de fabrico norte-americano, para ser instalada nos seus navios de guerra, segundo fonte militar.

Taiwan moderniza navios militares com artilharia dos EUA
Notícias ao Minuto

07:27 - 09/04/21 por Lusa

Mundo Marinha

Os Estados Unidos notificaram Taiwan do calendário de entrega de 13 novos sistemas de artilharia MK15 Block 1B Phalanx, que irão substituir uma versão anterior, disse a mesma fonte à agência CNA.

A artilharia Phalanx é um sistema de defesa naval, para ameaças como mísseis anti-navio e embarcações de pequeno porte, tendo um alcance de cerca de 115 quilómetros.

Numa inversão na tradicional política de primazia à capacidade de defesa de Taiwan face a uma possível invasão da China - que reclama a soberania do território e nunca excluiu o uso de força militar para "reunificar" a ilha - a presidente taiwanesa Tsai Ing-wen estabeleceu como prioridade o desenvolvimento de capacidade dissuasora "assimétrica". 

Já este mês, a Força Aérea de Taiwan anunciou que vai comprar mísseis terra-ar Patriot de última geração, fabricados pela norte-americana Lockheed Martin, para se reforçar perante um possível ataque da China.

Segundo a Força Aérea taiwanesa, serão adquiridos mísseis do modelo Patriot Advanced Capability 3 (PAC-3) Missile Segment Enhancement (MSE), que começarão a ser entregues em 2025, estando disponíveis no ano seguinte.  

Num debate no Parlamento taiwanês, o ministro da Defesa Chiu Kuo-cheng afirmou no mês passado que o desenvolvimento de capacidade balística de longo alcance se mantém uma prioridade e que o desenvolvimento, a cargo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, "nunca parou".

Leng Chin-hsu, diretor-adjunto do Instituto, revelou que um míssil terrestre de longo alcance está em produção e outros três em desenvolvimento. 

Leia Também: Irão liberta petroleiro sul-coreano apreendido desde janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório