Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Violência regressa às ruas de Belfast na Irlanda do Norte

Confrontos entre manifestantes e forças polícias voltaram a ocorrer esta noite na Irlanda do Norte, agitada desde há uma semana pela violência como não se via desde há anos, constatou um jornalista da AFP.

Notícias ao Minuto

23:17 - 08/04/21 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

Pedras e cocktails Molotov foram lançados sobre forças policiais em Belfast, para onde foram deslocadas a polícia anti-motim e binómios homem-cão.

Antes, durante o dia de hoje, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o seu homólogo irlandês, Michael Martin, apelaram à calma após as violências "inaceitáveis" registadas nos últimos dias na Irlanda do Norte, indicou o Governo irlandês.

Em Washington, a Casa Branca também manifestou inquietação face aos distúrbios na Irlanda do Norte e apelou à calma.

"Estamos inquietos pela violência da Irlanda do Norte", declarou Jen Psaki, porta-voz do executivo norte-americano, acrescentando que Washington se junta aos apelos à "calma" emitidos por Boris Johnson e Micheal Martin.

A Comissão Europeia também já condenou "nos termos mais fortes possíveis" os distúrbios que ocorreram nos últimos dias na Irlanda do Norte, apelando a que os envolvidos se "abstenham imediatamente" dos "atos de violência".

Segundo a polícia, os confrontos dos últimos dias na Irlanda do Norte provocaram 55 feridos entre os agentes.

As manifestações de violência na quarta-feira à noite seguiram-se aos distúrbios ocorridos durante o fim de semana da Páscoa em áreas dentro e ao redor de Belfast e Londonderry, com carros incendiados e ataques contra polícias.

As autoridades acusaram grupos paramilitares ilegais de incitar os jovens a causar confusão.

A violência recente, em grande parte em áreas pró-britânicas, aumentou devido a tensões crescentes sobre as regras comerciais pós-'Brexit' para a Irlanda do Norte e deteriorou as relações entre os partidos no governo de Belfast, compartilhado entre católicos e protestantes.

O novo acordo comercial entre Londres e o bloco comunitário impôs controlos aduaneiros e fronteiriços a algumas mercadorias que circulam entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

O acordo foi elaborado para evitar controlos entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, um membro da UE, uma vez que uma fronteira irlandesa aberta ajudou a sustentar o processo de paz construído pelo Acordo de Sexta-Feira Santa em 1998, que terminou na altura com três décadas de violência que provocaram mais de 3.00 mortes.

Mas, os unionistas têm argumentado que estes novos controlos equivalem a uma nova fronteira no mar da Irlanda entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido, defendendo o abandono do acordo.

Pode ver as imagens na galeria acima.

Leia Também: Políticos apelam à calma após noite de violência na Irlanda do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório