Meteorologia

  • 17 ABRIL 2021
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 23º

Edição

Centenas de mulheres manifestam-se no Sudão pedindo igualdade de direitos

Centenas de mulheres manifestaram-se hoje na capital do Sudão, Cartum, exigindo reformas, incluindo para a igualdade de género, dois anos depois da queda do antigo presidente, Omar al-Bashir.

Centenas de mulheres manifestam-se no Sudão pedindo igualdade de direitos
Notícias ao Minuto

18:27 - 08/04/21 por Lusa

Mundo Sudão

"Não às leis que discriminam as mulheres", "contra o obscurantismo que visa as mulheres e as raparigas", lia-se nos cartazes empunhados por manifestantes no centro da capital do Sudão, noticia a agência France-Presse.

"Apelamos ao Governo (...) para ter a coragem de prosseguir a civilização do Estado", disse a Coligação das Organizações Feministas, que organizou o protesto, num documento dirigido ao primeiro-ministro e ao ministro da Justiça.

No documento, a organização salienta a necessidade de revogar leis discriminatórias e adotar "cartas e tratados internacionais sobre igualdade de género em todas as emendas e reformas legislativas e políticas".

O país, tradicionalmente conservador, é liderado desde agosto de 2019 por um governo de transição, com um primeiro-ministro civil e um Conselho Soberano composto por civis e militares.

O conselho é responsável por liderar uma transição para um regime totalmente civil até 2022.

Centenas de pessoas começaram a manifestar-se em dezembro de 2018 por todo o país, depois da decisão do Governo do então Presidente Omar al-Bashir em aumentar o preço de alguns bens, como o pão, cujo preço, na ocasião, triplicou, durante uma forte crise económica.

O movimento viria a culminar com o afastamento de Al-Bashir pelos militares, em 11 de abril de 2019, depois de 30 anos à frente do país.

Leia Também: Subiu para 132 número de mortos em confrontos étnicos no Darfur

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório